Deputado critica roupas de parlamentares mulheres: ‘Chiquititas’
Deputada estadual Renata Souza (PSOL) fez nota de repúdio
Durante sessão ordinária na tarde da última quarta-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Alexandre Knoploch (PSL) criou uma polêmica ao comparar as roupas de deputadas da Casa — hoje, 13 — aos figurinos de novelas adolescentes como “Chiquititas” e “Carrossel”, do SBT.
De acordo com o jornal O Globo, parlamentares do PSOL acreditam que ele se referiu principalmente à Dani Monteiro (PSOL), que vestia saia quadriculada e meias longas até os joelhos amarelas no plenário.
“É uma honra vê-la mais uma vez sentada nesta cadeira da presidência (da Alerj) vestindo este lindo traje amarelo. Muito me orgulha ter uma presidente à altura, presidente”, disse Amorim, elogiando Tia Ju (PRB).
Após seu discurso, Knoploch completou: “Eu gostaria só de citar um outro tema, breve […] É um tema que ninguém tem coragem de falar, mas que quebra o decoro parlamentar. Estão fazendo isso aqui de ‘Escolinha do Professor Raimundo’. Inclusive, denegrindo a imagem das mulheres. Existem formas de estar neste parlamento, e de vestimenta. Isto aqui não é ‘Chiquititas’, não é ‘Carrossel’ […]. Temos que levar isso aqui com seriedade. Esta bagunça que eles fazem achando que estão nestes atos que estão aí pelas ruas, esse circo de horrores, essas balburdias cheias de maconheiros não pode ser trazido aqui para dentro […] O parlamento merece respeito, e assim os parlamentares devem ser vistos e vestidos nesta casa”, declarou.
Ao fim da sessão, a deputada estadual Renata Souza (PSOL), afirmou que já foi feita uma nota de repúdio pela comissão de Direito da Mulher da Casa.
“O deputado por vezes, ao ser incapaz de argumentar politicamente contra as deputadas do PSOL, tenta atingir a nossa honra. Já fui vítima no plenário de uma tentativa de deslegitimação pelo mesmo deputado que fez ilações, por exemplo, sobre minhas relações afetivas e íntimas. Na Comissão de Mulheres aprovamos uma nota de repúdio ao deputado e ingressaremos no Conselho de Ética. O deputado é reincidente na violência política contra as mulheres”, informou.
Ainda segundo a publicação, Dani Monteiro afirmou que, nesta quinta-feira, 12, Knoploch voltou a tocar no assunto no plenário.
“Ele falou isso ontem e hoje novamente. Ele falou novamente das roupas, e, em especial, a minha, que de fato destoa do parlamento. Sou jovem, negra, origem humilde, favelada, então me visto como sempre me vesti a vida toda. Não acho que o espaço transforme os deputados em semi-deuses. Tem deputado que está mais preocupado com o que eu visto do que com a atuação legislativa”, explicou ela.
Já Knoploch disse que tocou no assunto novamente pois foi atacado pelas parlamentares do PSOL.