Deputado do partido de Bolsonaro relativiza escravidão e é vaiado

Descendente da família real brasileira, Orleans e Bragança afirmou que a escravidão "faz parte do aspecto do ser humano"

Por: Redação | Comunicar erro

Em um dos discursos mais absurdos da história política recente, o deputado federal Luiz Philippe Orleans e Bragança, do PSL (partido do presidente Jair Bolsonaro), tentou relativizar a escravidão.

Nesta terça-feira, 14, o plenário da Câmara dos Deputados foi palco para uma sessão solene em homenagem aos 131 anos da Lei Áurea, que pôs fim à escravidão no Brasil, em 1888.

No discurso (estúpido), Orleans e Bragança afirmou que a “escravidão é tão antiga quanto a humanidade” e, por esse motivo, “é quase um aspecto da natureza humana”.

orleans e bragança e bolsonaro
Crédito: reprodução/Instagram/@lpbragancabrDeputado Orleans e Bragança, descendente da família real, relativiza escravidão

A argumentação de Orleans e Bragança, que é conhecido como “Príncipe”, por ser descendente da família real brasileira, levou em conta os registros de escravidão em vários momentos da história, incluindo os povos indígenas e tribos africanas. “Independente de raça, sim, mas entre si. Faz parte do aspecto do ser humano”, afirmou.

SAIBA COMO AGIR EM CASO DE RACISMO

O deputado foi interrompido algumas vezes por vaias e gritos de força e resistência da plateia e de outros parlamentares, em defesa da população negra. “Parem de nos matar, parem de nos matar”, entoaram em coro.

Em um dado momento do ato, o povo começou a cantar o samba da Estação Primeira de Mangueira, vencedora do Carnaval deste ano no Rio de Janeiro, que falava justamente sobre racismo e negritude.

A sessão foi suspensa devido ao clima de hostilidade no plenário, e retomada após apelo da Mesa para que cessassem as manifestações.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …