Deputado do partido de Bolsonaro relativiza escravidão e é vaiado

Descendente da família real brasileira, Orleans e Bragança afirmou que a escravidão "faz parte do aspecto do ser humano"

Por: Redação | Comunicar erro

Em um dos discursos mais absurdos da história política recente, o deputado federal Luiz Philippe Orleans e Bragança, do PSL (partido do presidente Jair Bolsonaro), tentou relativizar a escravidão.

Nesta terça-feira, 14, o plenário da Câmara dos Deputados foi palco para uma sessão solene em homenagem aos 131 anos da Lei Áurea, que pôs fim à escravidão no Brasil, em 1888.

No discurso (estúpido), Orleans e Bragança afirmou que a “escravidão é tão antiga quanto a humanidade” e, por esse motivo, “é quase um aspecto da natureza humana”.

orleans e bragança e bolsonaro
Crédito: reprodução/Instagram/@lpbragancabrDeputado Orleans e Bragança, descendente da família real, relativiza escravidão

A argumentação de Orleans e Bragança, que é conhecido como “Príncipe”, por ser descendente da família real brasileira, levou em conta os registros de escravidão em vários momentos da história, incluindo os povos indígenas e tribos africanas. “Independente de raça, sim, mas entre si. Faz parte do aspecto do ser humano”, afirmou.

SAIBA COMO AGIR EM CASO DE RACISMO

O deputado foi interrompido algumas vezes por vaias e gritos de força e resistência da plateia e de outros parlamentares, em defesa da população negra. “Parem de nos matar, parem de nos matar”, entoaram em coro.

Em um dado momento do ato, o povo começou a cantar o samba da Estação Primeira de Mangueira, vencedora do Carnaval deste ano no Rio de Janeiro, que falava justamente sobre racismo e negritude.

A sessão foi suspensa devido ao clima de hostilidade no plenário, e retomada após apelo da Mesa para que cessassem as manifestações.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …