Desabamento do casarão histórico em Ouro Preto será investigado pelo MP
O Solar Baeta Neves, patrimônio tombado, foi destruído por um deslizamento de uma encosta
O Ministério Público Federal (MPF) irá investigar as causas do desabamento do Solar Baeta Neves, em Ouro Preto (MG), segundo divulgado pelo órgão nesta quinta-feira, 13. O casarão do século 19, um patrimônio tombado, foi completamente destruído.
O MPF pediu ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) um levantamento sobre o impacto cultural, os riscos a outros imóveis e o que pode ser feito para protegê-los.
O imóvel, construído por uma tradicional família de comerciantes, era a primeira construção de estilo neocolonial da cidade.
- Mamãe Falei será investigado por suspeita de evasão de divisas
- Ouro Preto (MG) ganha museu com acervo do barroco internacional
- MG: Chuvas deixam 45 mil desalojados e 6,6 mil desabrigados
- Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Minas Gerais
O casarão ficava às margens do Córrego Funil, no Morro da Forca, o centro histórico da cidade.
Entre segunda-feira, 10, e a manhã desta quarta-feira, 12, ao menos 15 pessoas morreram em Minas Gerais por causa das fortes chuvas que atinge o estado desde o fim de semana.
Como ajudar às vítimas das chuvas em Minas Gerais
Solidariedade em Rede
A Arquidiocese de Belo Horizonte está recebendo doações financeiras e voluntários para ações na região metropolitana da capital mineira. Para mais informações, acesse o site da Arquidiocese.
As doações podem ser feitas por meio de transferência bancária (Banco Santander / Ag. 3476 / Conta corrente: 13077880-2 / CNPJ: 17.272.998/0001-86) ou PIX: (31) 9 8978-9390.
Minas pede Socorro
Organizado pela Associação de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), pela Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB Minas), pela União Brasileira de Mulheres (UBM), pela União da Juventude Socialista (UJS), pela União de Negros pela Igualdade (Unegro) e pela União Nacional LGBT (UNA LGBT), a campanha “Minas pede Socorro” recolhe doações financeiras que serão revertidas para as famílias atingidas pelas enchentes.
As doações podem ser feitas pelo PIX: CPF 800.768.236-87. Para mais informações, acesse o site.
A Brou Bike Center também está recebendo alimentos não perecíveis, matérias de limpeza e higiene, roupas e água potável. As doações podem ser feitas até sábado, 15, na loja Brutalidade, na rua Afonso de Abreu e Silva, 169, bairro Frei Eustáquio. Todo o material arrecado será destinado às pessoas afetadas pelas chuvas. Informações: (31) 99480-4546.
Legião da Boa Vontade
A Legião da Boa Vontade (LBV) abriu posto de arrecadação na Avenida Cristiano Machado, 10.691, bairro Planalto, na Região Norte de Belo Horizonte.
Os donativos serão entregues para a Defesa Civil de Minas Gerais. As doações em dinheiro podem ser feitas pelo site www.lbv.org ou pelo PIX [email protected].