Detento cria mecanismo para ajudar a economizar água em presídio de MS
Um detento de 47 anos desenvolveu um equipamento que ajuda a economizar água no Presídio de Trânsito, em Campo Grande. De acordo com dados da Secretaria de Administração e Desburocratização de Mato Grosso do Sul (SAD/MS), com o mecanismo o estado economiza R$ 267 mil em três meses. As informações são do ‘G1‘.
A invenção, usada durante os banhos dos presidiários, funciona por meio de um tampão com um pequeno furo que, quando ajustado à instalação hidráulica, diminui a pressão e o fluxo da água. A adaptação já foi instalada em 22 dos 44 chuveiros da unidade e também nas torneiras.
O detento, preso por tráfico de drogas em 2013, é eletricista de formação e diz que a unidade precisava de um sistema que diminuísse a pressão da água. Por isso, ele pensou em algumas alternativas e criou o mecanismo. Ele também trabalha na manutenção do local desde junho de 2014.
- O tempero que ajuda a controlar o açúcar no sangue e favorece a saúde
- Qual o melhor horário para tomar vitamina D? Especialistas respondem
- Cientistas descobrem caminho que pode reverter o Alzheimer
- Fígado ruim? Veja quais condições e doenças podem afetar o órgão
Segundo a Agência Estadual e Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a criação está entre as muitas ações para a economia de água nos presídios. Outras campanhas de conscientização, feitas pela Águas Guariroba em parceria com a Agepen, são desenvolvidas em penitenciárias do estado.
O Presídio de Trânsito foi a unidade que teve a maior economia de água, graças ao dispositivo criado.