Dia da França em São Paulo
Evento acontece no dia 12 de julho no Parque da Água Branca, zona oeste da capital. Confira a programação
No domingo, 12, o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Consulado Geral da França, realiza no Parque da Água Branca o Dia da França em São Paulo em comemoração ao Ano da França no Brasil.
O evento começa às 8h com a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social, promovida pela Câmara de Comércio Brasil-França, que vai percorrer a Avenida Lineu de Paula Machado, e termina às 22h com um grande baile francês no Parque da Água Branca.
Programação
1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social
Promovida pela Câmara de Câmara de Comércio Brasil-França, a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social terá parte da renda obtida com as inscrições (R$ 45) destinada a projetos sociais, como a Casa do Zezinho. Os participantes poderão escolher entra a caminhada de 4 quilômetros ou a corrida de 7,5. A largada acontece na Avenida Lineu de Paula Machado (atrás do Jockey Club), às 8h.
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- 9º Ato Artístico Coletivo Perus promove apresentações teatrais gratuitas na periferia de São Paulo
- São Lourenço é paraíso das águas com propriedades curativas
- São Luís mostra que nem só de praia vive o Nordeste
Carroussel e Volteio
Como uma das atrações do Dia da França em São Paulo, a Cavalaria da PM, apresenta o Carroussel e o Volteio. Na primeira modalidade, baseada nas práticas do exército Francês, os policiais montados fazem movimentos sincronizados de figuras hípicas, por exemplo, Asas de Moinho, um movimento onde os cavalos formam um xis e realizam movimentos circulares. Já no Volteio, os policiais fazem acrobacias sobre os cavalos (ficam de cabeça para baixo, dão cambalhotas, etc) e ao final, montados, atravessam um arco de fogo, e na sequência saltam sobre uma pirâmide humana.
Village Français
Com o objetivo de popularizar a culinária francesa, será montado, em três pavilhões do Parque da Água Branca, o Village Français, ou Vilarejo Francês, que reunirá cerca de 10 barracas-restaurante conduzidas por importantes chefs franceses. Patrick Ferry, do Hotel Sofitel, Laurent Suaudeau e Eric Jacquin, proprietário do restaurante La Brasserie, bem com famosos espaços gastronômicos como o Orbacco, SP Gourmet e Crêpe de Paris, e a casa de vinhos Le Tire Bouchon, servirão comidinhas típicas francesas a preços bem populares.
Transe Express
No Dia da França em São Paulo, a Companhia Transe Express, uma das mais importantes da França, apresentará o espetáculo Cabaret Français, montado especialmente para sua turnê no Brasil. Em cena, os ‘Tamboures Napoleonianos’, com canções francesas mescladas com swing, soul e funk simultaneamente executadas com intervenções visuais como contorcionismo, trapézio, faquirismo e magia, uma referência às tradições francesas. Além do espetáculo, cerca de 25 artistas da Companhia irão interagir com o público durante todo o dia nos diversos espaços do Parque.
Também no domingo, o artista circense francês Julot, integrante do famoso grupo francês Les Cousins, apresentará, em duas sessões de 20 minutos cada, o espetáculo “Hula Hoopla” (bambolês), quando se equilibrando numa pequena plataforma presa a um mastro de nove metros de altura, ‘brinca’ com inúmeros bambolês, enlouquecendo a platéia que alterna momentos de fascínio e tensão.
Parkour
No Dia da França em São Paulo, a Secretaria de Esportes do Município de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Parkour e o grupo Geração Tracer, realiza o Encontro Brasil-França de Parkour.
Previsto para ser o maior encontro já realizado no país, a expectativa é que mais de 300 participantes de todos os grandes grupos do Brasil participem do evento. Além de uma estrutura montada especialmente para o Dia, instrutores auxiliarão os interessados em praticar este esporte tipicamente francês.
O encontro terá a participação de dois consagrados praticantes franceses: Thomas Couetdic e Kazuma, conhecidos por atuarem no ensino de Parkour em vários países, e participarem de obras publicitárias e filmes hollywoodianos.
Atividades por horários
08h – 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social
09h às 17h – Encontro Brasil-França de Parkour
11h – Lançamento da publicação “Casa em Revista” da Fundação Casa
11h30 – Companhia Les Cousins, performance do artista Julot com a apresentação do espetáculo Hula-Hoolpla
13h – Abertura do Village Français com barracas de comidas típicas francesas a preços populares
13h30 – Companhia Les Cousins, performance do artista Julot com a apresentação do espetáculo Hula-Hoolpla
14h – Apresentação da Cavalaria da PM – Carroussel e Volteio
16h30 – Companhia Les Cousins, performance do artista Julot com a apresentação do espetáculo Hula-Hoolpla
16h30 – Atrações no palco – Companhia circense francesa Transe Express, com o espetáculo Cabaret Français; apresentações dos adolescentes da Fundação Casa; can-can, mímicas e muito mais!
18h30 às 21h30 – Baile com banda orquestrada