Dia da Terra: mais de 400 abaixo-assinados pelo meio ambiente na América Latina

Em parceria com Change.org (Oficial)
22/04/2016 13:56

O 22 de abril é celebrado mundialmente como o Dia da Terra. Cada vez mais pessoas se unem nas lutas pelo ambiente e, especialmente, no enfrentamento às mudanças climáticas, tema do encontro de chefes de estado na Nações Unidas neste final de semana. Esta mobilização se reflete na plataforma Change.org. Nos primeiros quatro meses de 2016, mais de 400 pessoas criaram abaixo-assinados, que totalizam 600 mil assinaturas, voltados para a preservação ambiental e o resgate de ecossistemas.

Moradores impediram construção de resort em área com 230 espécies no México
Moradores impediram construção de resort em área com 230 espécies no México

Aqui estão petições que você pode conferir e apoiar:

Brasil

Por conta de obras rodoviárias, o Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou um movimento para transformar a reserva nacional do Tingua em parque nacional. Uma iniciativa que parecia boa ia, na verdade, diminuir o grau de conservação do local. Por isso, o jornalista Ricardo Portugal, que desde a década de 1980 acompanha a reserva, criou uma petição e conseguiu mais de 23 mil assinaturas. O Ministério do Meio Ambiente respondeu o abaixo-assinado descartando a mudança da categoria de proteção do Tinguá.

Outras duas campanhas atuais se destacam. O Felipe Chediek quer proteger a cachoeira dos Henriques, em Minas Gerais, ameaçada por uma usina hidrelétrica. Já o biológo Sergio Lucena fez um abaixo-assinado à extinção do Instituto Nacional da Mata Atlântica, órgão federal responsável por proteger o bioma mais degradado do Brasil.

Colômbia

As águas do Caño Cristales, conhecido como o rio mais lindo do mundo, estava em perigo por conta da permissão de exploração petrolítfera. Melissa Vivas, que mora na cidade de Calí, criou o abaixo-assinado, conseguiu mais de 40 mil apoios e o próprio presidente Colombiano, Juan Manuel Santos, suspendeu o projeto. Em outra mobilização, o jovem Juan Pablo Lalinde, depois de 5 mil assinaturas, garantiu a implementação do plano de recuperação e vigilância do morro da Bandeira.

Neste momento, o líder comunitário Samuel Arregocés, por meio do abaixo-assinado com 15 mil apoio, busca a preservação do último riacho que abastece a tribo indígena Wayuú.

Mexico

Cancún é famosa por sua rede hoteleira, não é? E ainda queriam construir mais um resort na zona costeira de Punta Nizuc, que possui cerca de 230 espécies de plantas e animais marinhos. Maria Fernanda Bravo chamou a atenção criando a petição, obteve mais de 56 mil assinaturas e o projeto foi cancelado. Já os moradores de Ahuisculco levantaram 5 mil assinaturas e conseguiram impedir a construção de depósitos da indústria farmacêutica em sua cidade.

A sede da próxima cúpula das Nações Unidas para a Biodiversidade – a COP 13 – é motivo de polêmica no México. O grupo de atores Supercívicos pede que a ONU cancele o encontro na cidade de Quintana Roo. Para eles e mais de 120 mil pessoas que já assinaram, isso é dar respaldo para um governo local que não respeita o meio ambiente.

Costa Rica

O rio Vera Cruz passaria por uma extração de 6 milhões de litros de água. Mais de 3 mil pessoas se uniram por meio do abaixo-assinado e a exploração foi cancelada.

Chile

Para transformar um lixão ilegal em um parque, Manuel Cerda conseguiu mais de 3 mil assinaturas.

Peru

Para que a empresa PetriPerú pague as indenizações de pessoas atingidas por um derramamento de petróleo em terras da Amazônia em 2010, Fiorella Davies angariou mais de 6 mil assinaturas.