Dia dos Animais: uma data pelo respeito a todos os seres vivos

Mudança de hábitos é a forma mais eficaz de reduzir os maus-tratos aos animais

Em parceria com ANDA
04/10/2018 18:22 / Atualizado em 05/05/2020 11:58

Nesta quinta, 4, se comemora o Dia dos Animais. A data é vista por muitos como um momento para celebrar a importância que cachorros e gatos têm na vida dos tutores. No entanto, o significado deste dia não é só amor, mas também luta.

Dia dos Animais também é dia de lutar contra os maus-tratos
Dia dos Animais também é dia de lutar contra os maus-tratos - HadelProductions / iStock

Isso porque a data, que vai além do afeto entre animais domésticos e quem os tutela, também simboliza o enfrentamento aos maus-tratos, à negligência e às práticas cruéis que causam dor e sofrimento a todas as espécies, inclusive as que são vítimas do tráfico e do agronegócio.

Os animais sempre foram maltratados, explorados e mortos pelos seres humanos. Isso ser um fato, no entanto, não indica que a sociedade deve aceitar a realidade como ela é, já que o Brasil mata um boi, um porco e 180 frangos por segundo – de acordo com dados do IBGE. Não é algo a ser naturalizado e banalizado, mas sim combatido.

E, para combater, é necessário não só conscientizar o outro, mas também dar o exemplo. A mudança de hábitos para a adoção do veganismo é a forma mais eficaz de não só lutar pelos direitos animais, como também harmonizar o discurso de amor aos animais com a prática.

Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).