Dicionário colaborativo explica mais de 60 definições de gênero

A plataforma reúne entrevistas com pessoas que discutem "gênero" a partir de suas próprias experiências

Os debates sobre as definições de gênero estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade, principalmente quando o assunto é a discriminação. Ainda hoje, muitas pessoas se confundem em relação às diferenças entre orientação sexual e identidade de gênero ou o que significa ser “cisgênero”.

Para ajudar quem tem dúvidas sobre o tema, a organização AfroReggae e a agência Artplan lançaram o projeto colaborativo “Dicionário de Gêneros“, que pretende desmistificar as inúmeras definições existentes. A criação do site teve a participação de dezenas de pessoas que definiram mais de 60 gêneros distintos, de acordo com suas próprias experiências.

A cartunista Laerte é uma das participantes do projeto

A partir do conceito “Só quem sente pode definir”, a plataforma reúne entrevistas em vídeo com várias pessoas, como a cartunista Larte e o psicólogo e escritor João Nery, que se tornou o primeiro homem trans operado no Brasil em plena Ditadura.

No dicionário, também há uma seção didática sobre sexo, orientação, gênero, binariedade e a importância de quebrar a barreira dos artigos “a” e “e” para incluir transgêneros, gêneros-fluídos e agêneros na língua portuguesa.

Assista: