Dinheiro ‘esquecido’ em banco: nova consulta poderá ser feita em maio

Quem não tiver valores a receber nesta etapa poderá ter nas próximas fases

14/02/2022 14:54

O Banco Central informou nesta segunda-feira, 14, que quem não tem dinheiro ‘esquecido’ em banco para receber agora, poderá fazer uma nova consulta a partir de maio.

Até as 12h, o novo site para o Sistema Valores a Receber (SRV) já teve mais de 20 mil CPFs e CNPJs consultados desde que entrou no ar às 0h desta segunda-feira, 14. Ao todo, os bancos têm R$ 8 bilhões a devolver aos clientes.

Novo consulta a dinheiro ‘esquecido’ em bancos poderá ser feita a partir de 2 de maio
Novo consulta a dinheiro ‘esquecido’ em bancos poderá ser feita a partir de 2 de maio - Rmcarvalho/iStock

Como consultar se tem dinheiro ‘esquecido’

Nesta primeira fase, segundo o BC, estão disponíveis valores que estavam em contas-correntes ou poupanças encerradas com saldo disponíveis ou consórcios esquecidos, por exemplo.

Na segunda fase, serão devolvidos valores de tarifas cobradas indevidamente, parcelas ou obrigações relativas a operações de créditos, entre outros.

A consulta deve ser feita na página do (SVR) Sistema de Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br). Para pessoas físicas é preciso informar o número do CPF. Já no caso de empresas, o CNPJ.

Neste primeiro acesso, o cliente pode consultar apenas se há ou não dinheiro “esquecido” a receber. Se tiver, ele recebe uma data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

As datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário.

Aqueles que tiverem valores esquecidos vão precisar fazer um cadastro pelo site Acesso (https://sso.acesso.gov.br) ou pelo aplicativo gov.br para acessar o sistema e solicitar o resgate na data e período agendados.

A devolução do dinheiro poderá ser feita via Pix a partir de 7 de março. Aqueles que não tiverem ou preferirem não indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será feito o depósito.

Quem perder o prazo, não precisa se preocupar. Segundo o Banco Central, os clientes poderão acessar o novo site a qualquer momento e receber uma nova data de agendamento. O BC alerta também o cidadão para que não caia em golpes utilizando o SVR.