Disney retira fantasia infantil de loja após acusações de racismo
A Disney retirou de sua loja on-line uma fantasia infantil sobre o filme “Moana: um mar de aventuras” – que será lançado no fim deste ano –, após a marca ser acusada de racismo. A roupa do personagem Maui cobre todo o corpo imitando a pele negra com tatuagens tradicionais, saia de grama e um colar de osso.
Maui é considerado um semideus e ancestral de muitos polinésios. De acordo com as críticas, o “brownface” de corpo inteiro da fantasia representa o racismo. A peça também usa tatuagens consideradas sagradas para a população das Ilhas do Pacífico, o que foi considerado algo ofensivo.
Em comunicado, a empresa declarou: “O time por trás de ‘Moana’ tomou muito cuidado para respeitar as culturas das Ilhas do Pacífico que inspiraram o filme, e nós lamentamos que a fantasia de Maui tenha ofendido alguns. Nós pedimos desculpas sinceras e retiramos a fantasia de nosso site e lojas”.
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
Nas redes sociais, os usuários criticaram a ideia. Alguns ressaltaram, ainda, que roupas de personagens brancos nunca são vendidos com tecido de cor branca para imitar a pele.
Com informações do jornal O Globo