Ditadura e intervenção militar são temas de clube literário em SP
Clube literário ocorre no Sesc Pompeia e traz os jornalistas Matheus Leitão e Eduardo Carvalho ; curadoria é da jornalista Jéssica Balbino
Nesta quarta-feira, 26 de setembro, às 19h30 o Sesc Pompeia realiza mais uma mesa do projeto “Lá na Laje: clube do livro sem livro” e recebe como convidados os jornalistas Matheus Leitão e Eduardo Carvalho. O tema desta edição é “Reportagens literárias”. A mediação é da jornalista Jéssica Balbino, que dividiu a curadoria com as programadoras da unidade.
Durante o bate-papo, os convidados vão falar sobre como a literatura funde-se com o jornalismo em suas vidas. Como o olhar atento ao que acontece ao nosso redor pode transformar as narrativas que queremos construir e as histórias que queremos contar? Nesta mesa, a reportagem aparece como o desdobramento literário de muitas histórias a serem contadas, como a dos pais do jornalista Matheus Leitão, torturados durante a ditadura militar e que rendeu o livro “Em nome dos pais” e também um filme e as do jornalista Edu Carvalho, morador da favela da Rocinha, que desde os 13 anos registra os conflitos entre a polícia os bandidos e também vivências afetivas de uma das maiores favelas da América Latina em um blog. O debate aborda como os fatos cotidianos e íntimos podem se desenrolar e se transformar em grandes histórias.
O clube literário
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
O clube do livro, em formato diferenciado, funciona também como um convite ao público para conhecer a literatura contemporânea, que nem sempre está nos livros, mas acontece, como o próprio clube já trouxe, nos muros das cidades, nos guardanapos, nas cicatrizes, etc. Durante este semestre, já recebeu autores como Pedro Gabriel, Ryane Leão, Lâmia Brito, Giovanna Lima, Jessé Andarilho, Jô Freitas, Karen Dolorez, o grupo de rap boliviano Santa Mala, Mel Duarte, Letícia Brito e Tatiana Nascimento.
Para Jéssica Balbino, o clube é a chance do público entrar em contato com as produções que extrapolam os livros impressos. “Até aqui tivemos discussões muito intensas e ricas sobre literatura e tudo que permeia este universo antes de chegar no livro impresso. Estou muito feliz com as discussões que conseguimos fomentar. Estamos conseguindo o que nos propusemos, que era esmiuçar o que é/pode ser literatura com o que há de mais vivo e pulsante sendo produzido”, declarou.
Conheça os convidados desta edição
Matheus Leitão
Matheus Leitão Netto é de Brasília (DF), jornalista com especialização em jornalismo investigativo pela Berkeley Journalism na Califórnia, Estados Unidos e agraciado duas vezes com o Prêmio Esso. Em 14 anos de carreira trabalhou em diversos veículos de imprensa, como revista Época, Portal IG e Correio Braziliense, Folha de S. Paulo. Atualmente, Matheus Leitão tem um blog no G1. Publicou em 2017 o livro “Em nome dos pais”. A obra, que levou 10 anos para ficar pronta, conta a história dos pais dele, Míriam Leitão e Marcelo Netto, durante a repressão na ditadura, quando ambos foram delatados, presos e torturados.
Edu Carvalho
Edu Carvalho tem 20 anos, é cria da Rocinha, no Rio de Janeiro e desde os 13 anos mantém o blog “Favela da Rocinha”, onde relata o cotidiano de uma das maiores favelas do país. O sonho de ser jornalista começou também nesta idade, quando passou a relatar, pelas redes sociais, os confrontos entre a polícia e os traficantes. Desde então, tornou-se colunista do jornal O Globo, do site Voz das Comunidades, fez trabalhos para o Itaú Cultural, integrou mesas na Festa Literária das Periferias (Flup) e atualmente é pesquisador do programa “Conversa com Bial”.
Jéssica Balbino
É jornalista, pesquisadora, mestre em comunicação pela Unicamp e dirigiu o documentário ‘Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica’. É editora do blog Margens e autora dos livros “Traficando Conhecimento” e “Hip-Hop: A Cultura Marginal”.
SERVIÇO:
Lá na Laje: clube do livro sem livros
26 de setembro, quarta-feira às 19h30
Nas lajes de leitura da Biblioteca do Sesc Pompeia
Grátis. Classificação indicativa: livre.
Acessibilidade em Libras.
Mais informações: http://bit.ly/LanaLaje6