Diversão no Carnaval pede cuidados especiais com hidratação e a pele da família
Carnaval de rua é sinônimo de diversão para toda a família. É uma ótima oportunidade para brincar, socializar e para as crianças interagirem. E como o sol não dá trégua nesta época do ano, alguns cuidados com a pele e a hidratação dos pequenos e dos adultos são indispensáveis.
A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, como queimaduras graves e até, a longo prazo, ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer de pele, segundo o Programa de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A proteção solar é a principal forma de prevenção da doença, por isso, aqui vão algumas dicas do Catraquinha para pular Carnaval com tranquilidade:
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- De acordo com o programa Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, tanto as crianças quanto os idosos são mais vulneráveis à desidratação. Água, água de coco e frutas são opções saudáveis. No meio da folia, as crianças podem esquecer de tomar água, o ideal é que o adulto a ofereça regularmente.
- Da mesma forma, a aplicação de filtros solares próprios para uso infantil é indispensável. Além disso, usar chapéu, camiseta, respeitar o horário mais indicado para tomar sol e usar óculos são ótimas formas de se proteger.
- Fiquem atentos: bebês de até 6 meses, no entanto, não podem usar filtro solar. Nesse caso, a orientação é que se utilize barreiras físicas contra o sol, como roupas, bonés e guarda-sol.
- Ao aplicar o filtro solar no rosto dos pequenos e dos adultos, não se esqueçam da orelha, pescoço e outras áreas como mãos, joelhos, atrás dos joelhos, pés e nuca.
Mas qual a quantidade ideal de protetor a aplicar?
Para medir a quantidade adequada de filtro a ser aplicado em todo o corpo, forme uma concha com a palma da mão e encha-a de protetor. Essa é a quantidade ideal para um adulto de estatura mediana. É possível dividir o produto em partes, para um melhor espalhamento:
- Rosto e pescoço: duas bolinhas, do tamanho de dois grãos de feijão.
- Mãos e pés: uma bolinha, do tamanho de dois grãos de feijão.
- Pernas, coxas, braços e tronco: uma colher de chá em cada área.