Do litoral ao sertão, projeto mapeia e incentiva arte popular no RN

O Projeto Vernáculo surgiu com o interesse de pesquisar, conhecer e compreender o universo da arte e artesanato popular do Rio Grande do Norte. O projeto realiza um trabalho de mapeamento da produção, dando voz aos artistas da região.

Carlos Gonçalves da Silva, um dos artesãos que o projeto mapeou
Créditos: Photographer: Paolo Calvi
Carlos Gonçalves da Silva, um dos artesãos que o projeto mapeou

Os pesquisadores do projeto realizam trabalho de campo junto aos artesãos e artistas e produzem entrevistas, vídeos e fotos. Na página do projeto, é possível visitar o perfil de diferentes artistas.

Segundo os desenvolvedores do projeto, o Rio Grande do Norte tem inúmeros artistas e artesões que trabalham com diferentes materiais, muitas vezes derivados da natureza local, como argila, madeira e fibras.

Os pesquisadores também lembram que a arte popular reproduz conhecimentos ancestrais, passados de geração em geração, que são atualizados com elementos contemporâneos e provam a adaptação e renovação da cultura popular.

Para ajudar os artesões, o Vernáculo também desenvolve ações pontuais para a comercialização dos produtos e também realizam oficinas de capacitação.

O projeto foi desenvolvido por professores, técnicos e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).