Saiba como doar agasalhos para moradores de rua de São Paulo
Com o frio histórico deste mês, pessoas em situação de rua ficam expostas e podem morrer sem ajuda
Segundo o Censo da População em Situação de Rua, realizado no fim de 2021 pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da prefeitura de São Paulo, a população de rua da capital paulista aumentou 31% em dois anos.
Pessoas em situação de rua são as que mais sofrem com a chegada do frio. Neste mês, a queda de temperatura no Brasil atingiu marcas históricas.
A Catraca Livre reuniu informações para quem deseja fazer doações para os que precisam. Saiba como:
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
- Composição sanguínea do cordão umbilical explica o autismo
- Entenda a relação entre a queda de cabelo e falta de vitaminas
Prefeitura de São Paulo – Ações com moradores de rua
A prefeitura da Cidade de São Paulo executa, anualmente, o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas. O objetivo é proteger e minimizar os impactos das baixas temperaturas na população de rua. A ação prevê ampliação de vagas de acolhimento, transporte e distribuição de cobertores.
A Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape) disponibiliza o 156, uma linha telefônica aberta 24 horas por dia para comunicar casos de moradores de rua precisando de ajuda. A ligação pode ser anônima.
Diga ao atendente informações que facilitem a identificação e localização do indivíduo, como endereço, pontos de referência e características físicas.
Quem tem sugestões para melhorar o atendimento a pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas pode enviar um e-mail para [email protected], com o assunto “Sugestões – Baixas Temperaturas”.
PoupaTempo
As unidades do PoupaTempo em todo o estado estão recebendo doações para a Campanha Inverno Solidário 2022. As informações sobre a ação estão disponíveis no site Inverno Solidário.
Metrô, EMTU e CPTM
As estações da CPTM, nas linhas, 7 – Rubi, 8 – Diamante, 9 – Esmeralda, 10 – Turquesa, 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade recebem cobertores até 21 de setembro.
No metrô, pode-se doar nas linhas 1- Azul, 2- Verde, 3- Vermelha e monotrilho linha 15-Prata. Também existem pontos de coleta de doações nos terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
Pão do Povo da Rua
A ONG Pão do Povo da Rua reúne recursos para doar cobertores, meias, pães e sopa aos que estão em situação de rua.
Banco Santander
AG: 1717
C/C: 130007872
Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileira
CNPJ: 31.721.081/0001-42
Chave PIX: 31721081000142
O endereço para entrega de doações é na rua Dr. Pedro Arbues, 147, Luz.
Julio Lancellotti
O padre Julio Lancellotti promove um trabalho diário de acolhimento e apoio a moradores de rua. A paróquia recebe agasalhos, cobertores, mantimentos e roupas para distribuição. As doações também podem ser enviadas para:
Julio Renato Lancellotti – Paróquia de São Miguel Arcanjo
Banco Bradesco| AG: 0299
CC: 034857-0 |
CNPJ: 63.089.825/0097-96
Chave PIX: 63.089.825/0097-96
Para doar pessoalmente, a Igreja São Miguel Arcanjo fica na rua Taquari 1100, no Brás.
SP Invisível
A SP Invisível surgiu em 2014, com a intenção de documentarem o “invisível” da cidade e mostrar que a população de rua tem história e merece ser ouvida. A ONG realiza ações o ano todo e se mobiliza em situações especiais. No site, há a possibilidade de doar uma vez ou fazer colaborações mensais. Acesse o site.
Anjos da Noite
Ativa em São Paulo desde 1989, a ONG Anjos da Noite realiza um trabalho social incessante na capital. A ONG entrega alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores às pessoas em situação de rua. Entre no site para doar.
Banco do Brasil
Agência 1812-0
CC 940709-X
Núcleo Assistencial Anjos da Noite
CNPJ: 67.637.231/0001-81