Documentário com trilha sonora ao vivo

Exibição é Catraca Livre
Créditos: Picasa 3.0
Exibição é Catraca Livre

O documentário “São Paulo: a Symphonia da Metrópole”, dos cineastas Adalberto Kemeny e Rudolph Lustig, considerado o mais importante sobre a cidade do século passado, será homenageado pelos seus 80 anos nesta segunda-feira, 29, às 21h, no Teatro São Pedro.

Os compositores Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski vão executar, ao vivo, uma nova trilha sonora para o clássico do cinema mudo, inspirada na atual crise do sistema financeiro – num paralelo à época do lançamento do longa, quando o mundo vivia o abalo gerado pela quebra da bolsa de Nova York.

“São Paulo: a Symphonia da Metrópole” – realizado pouco antes da chegada do cinema sonoro ao Brasil e da crise da bolsa em 1929 nos Estados Unidos – retrata um dia na metrópole da época, do amanhecer ao entardecer, com suas personagens situações e lugares. É um rico material sobre a São Paulo que, nos anos 1930, tornava-se uma das maiores cidades do mundo.

Considerado o marco inicial de uma tradição paulista, o filme mostra a moda, os esportes, os monumentos públicos, a industrialização, a expansão do café, a educação e o burburinho do cotidiano.

Em 1997, com a restauração da cópia empreendida pela Cinemateca Brasileira com o apoio do Sesc, Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski criaram a primeira trilha sonora para a obra e fizeram temporada internacional começando pelo CineSesc e, depois, no Auditório do Museu do Louvre em Paris (2005) e na Cinemateca de Jerusalém (2007).

Por Redação