Documentário mostra a história de praça com 13 nascentes, atualmente ameaçada em SP

“A Nascente Mora Aqui” será lançado online nesta sexta-feira, 17

16/07/2020 20:26

Um oásis que abriga 13 nascentes e remanescentes do cerrado em plena cidade de São Paulo acaba de ter sua história registrada no documentário “A Nascente Mora Aqui”. A produção narra a importância da Praça da Nascente, atualmente ameaçada pela construção de um empreendimento ao lado, que pode prejudicar drasticamente seu ecossistema.

O documentário “A Nascente Mora Aqui” será lançado dia, 17, às 20h
O documentário “A Nascente Mora Aqui” será lançado dia, 17, às 20h - Reprodução

Localizada em uma rua pacata na zona oeste da capital paulista, o local esconde a maior área verde do bairro da Pompéia, com 12 mil metros quadrados de extensão. A praça se destaca pela presença das águas que cativam e da biodiversidade ali presente, além de ser palco para diversas atividades, como shows, blocos de carnaval e festivais culturais.

O documentário será lançado no Youtube em uma exibição ao vivo amanhã, 17, às 20h, a fim de chamar a atenção da população e de órgãos públicos para a proteção da praça. Já no sábado, 18, o filme estará disponível gratuitamente neste link. 

A exibição será seguida de um painel de debate a fim de discutir medidas para a preservação de espaços verdes públicos e sua importância no contexto da pandemia. O painel contará com a participação de Luiz de Campos Jr (Iniciativa Rios e Ruas), Lu Cury (Coletivo Ocupe e Abrace), Marina Helou (Deputada Estadual – REDE), Dr. Paulo Saldiva (médico patologista e professor da Universidade de São Paulo – USP), Daniel Caballero (Projeto Cerrado Infinito), Gustavo Veronesi (SOS Mata Atlântica) e terá mediação de Carolina Tarrió, jornalista e uma das fundadoras do Movimento Boa Praça.

A Nascente Mora Aqui

O filme foi realizado de forma independente, dirigido e roteirizado pela jovem cineasta Gabriela Nassar, que nasceu e cresceu no bairro e é frequentadora da praça. O documentário traz depoimentos que reforçam a enorme importância ambiental, social e cultural daquela área verde.

Integrantes do Coletivo Ocupe & Abrace, pioneiros nos cuidados com a praça, contam sobre o movimento de resgate do local, antes abandonado e com pouca vida social. Também abordam o inquérito civil instaurado em 2015 pelo Ministério Público do Meio Ambiente de São Paulo, com o objetivo de barrar o licenciamento do empreendimento. No filme também são entrevistados especialistas da organização SOS Mata Atlântica, da iniciativa Rios e Ruas, do projeto Cerrado Infinito, além de arquitetos, hidrogeólogos e médicos que têm papel ativo nas mobilizações pela preservação da praça.

As crianças também estão presentes no filme, pois têm forte presença no espaço e se encantam com a existência de sapos e peixes, além do contato mais próximo com a natureza. Apesar do foco central do documentário ser a Praça da Nascente, o filme busca provocar um debate mais amplo, como o direito a uma cidade mais humana, a importância dos espaços verdes para o bem-estar físico e emocional das pessoas e da participação ativa de cidadãos, organizados em coletivos, para a recuperação e preservação de espaços verdes e das nascentes em áreas urbanas.

O documentário se conecta ao Coletivo Ocupe & Abrace e convida os espectadores a assinarem uma petição que pede pela proibição de construções lindeiras à Praça da Nascente. A petição pode ser acessada neste link.