Documentário mostra por que Apu, de Os Simpsons, é racista

Dá para entender por que o personagem de Os Simpsons se aproveita do racismo e do preconceito para tentar fazer humor

Apu, de Os Simpsons

O personagem Apu, de Os Simpsons, é o dono do principal supermercado da cidade. Indiano, ele tem sotaque estereotipado e diversas atitudes no desenho que visam trazer graça – mas às custas do racismo e do preconceito.

Quem mostra isso é o comediante norte-americano Hari Kondabolu, responsável pelo documentário “The Problem with Apu (O problema com Apu). De descendência indiana, ele entrevista atores indianos e não-brancos que mostram por que esse personagem é ofensivo.

Ele também entrevistou o roteirista da animação, Dana Gould, que disse claramente: “há sotaques que naturalmente soam engraçados para os brancos norte-americanos. Ponto-final”. “É engraçado porque é racista”, reage Kondabolu.

Kal Penn, outro ator indiano, diz que odeia Apu, e é por isso que odeia a série inteira dos Simpsons. O comediante ainda tenta dizer “eu amo Os Simpsons porque…”

“Porque você odeia você mesmo”, rebate o ator.

No trailer (em inglês), vários atores falam sobre o problema de personagens estereotipados como Apu e o quanto o “humor” ainda é feito às custas do racismo e do preconceito, nada muito diferente do que acontece no Brasil.

Veja o trailer do documentário norte-americano:

  • Leia mais: