Documentário traz retratos de usuários da maconha no Brasil e aborda questões como a lei, o tráfico e o plantio

O doc "Usuários" trata do uso medicinal e do religioso, além do cultivo próprio da erva

19/02/2014 12:32 / Atualizado em 04/05/2020 14:17

Um dos personagens de “Usuários” é AllDoors, que cultiva sua própria erva em casa
Um dos personagens de “Usuários” é AllDoors, que cultiva sua própria erva em casa

A discussão sobre o uso da maconha está em alta e é comum ver médicos, políticos, sociólogos e outros profissionais dando entrevistas com suas opiniões sobre o assunto. O curta documentário independente “Usuários” veio mostrar um outro lado da história, de quem entende muito da erva, embora não tenha um diploma para comprovar o conhecimento.

O filme mostra a realidade de três usuários de maconha: AllDoors, que cultiva sua própria erva; Lucas Melo, rastafari que a utiliza de maneira religiosa; e Maria Antonia, que usa para aliviar os efeitos da quimioterapia. Nas entrevistas, eles falam sobre sua relação com a cannabis e as dificuldades geradas pela sua proibição.

“Fiz o documentário porque percebi as poucas vias que a sociedade oferece para os usuários se expressarem”, conta Pedro Mariani, diretor do filme. “Quando esse assunto do uso da maconha ganha importância, as palavras sempre surgem das bocas de especialistas”.

Resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de jornalismo da PUC-SP, feito com Maurício Souza, Ronie Meireles e Jeferson Stader, “Usuários” é o apenas o primeiro projeto de Mariani sobre o assunto. Ele pretende aprofundar mais a questão em novos documentários. “Eu quero mostrar que o consumidor de maconha não é um criminoso, sobretudo aquele que cultiva”, afirma.

Confira o documentário “Usuários”: