Documento mostra efeitos das condições
ambientais no direito ao brincar
Do nosso parceiro Rede Nacional Primeira Infância
Do nosso parceiro Rede Nacional Primeira Infância.
Brincar faz parte da experiência cotidiana das crianças, desde os primeiros dias de vida, sendo um direito de todas elas. Para destacar este papel crucial ao bem-estar e ao desenvolvimento infantil, analisando o impacto das condições ambientais para a concretização deste direito, a Rede Nacional Primeira Infância divulgou um documento preparado pela IPA Internacional sobre esta questão.
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O documento levanta a necessidade de se criar tempo e espaço para que as crianças se envolvam em brincadeiras espontâneas e recreação. E, a criança que brinca ao ar livre, cria brincadeiras multifacetadas. O brincar na natureza pode acontecer em parques, escola, parques infantis, espaços públicos abertos, ruas e espaços verdes, por exemplo.
Brincar é uma parte vital e fundamental da experiência humana; é importante na vida das crianças para o seu crescimento e a sua saúde física e mental. Esta ação desenvolve criatividade, imaginação, autoconfiança e habilidades físicas, sociais e cognitivas.
A qualidade e os benefícios do brincar são altamente suscetíveis aos ambientes em que ele ocorre. E, infelizmente, as oportunidades para experimentar, interagir e brincar em ambientes naturais e com o mundo animal têm diminuído.
Segundo o documento, “as mudanças ambientais prejudiciais já estão afetando a segurança global do brincar ao ar livre para as crianças. Desde o aumento nos sintomas adversos da asma a reações agravadas pelo aumento de calor para crianças com doença falciforme, o acesso das crianças para brincar e a qualidade de vida saudável são instáveis”.
O documento (que pode ser lido aqui na íntegra) feito pela IPA Internacional, com o auxílio de especialistas, será apresentado ao Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança – o qual discutirá em 23 de setembro deste ano, o impacto do meio ambiente sobre esses direitos, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS. A intenção é estimular e complementar as discussões sobre o tema.
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