Dona Marisa é velada no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O ex-presidente Lula e Marisa Letícia, que estavam casados desde 1973

. O derradeiro boletim médico, assinado pelos médicos Antonio Antonietto e Miguel Srougi,foi anunciado após a realização de exames protocolares que comprovaram sua morte. “O óbito da Sra. Marisa Letícia Lula da Silva foi constatado às 18h57 desta sexta-feira (03/02)”, informa o texto divulgado pelo hospital Sírio-Libanês.

No momento de anúncio do óbito, o padre Julio Lancelotti reuniu amigos e familiares para dar a “unção dos enfermos” a dona Marisa.

Apesar da divulgação oficial na noite de ontem na quinta-feira, 2, os médicos já haviam avaliado que dona Marisa não apresentava fluxo cerebral. Motivo, este, que levou a família Lula da Silva a autorizar o início dos procedimentos de doação de órgãos.

Os exames finais, entretanto, são necessários por exigência de protocolo internacional.A Secretaria Estadual de Saúde confirmou que serão doados rins, fígado e as córneas.

Enterro no ABC

Neste sábado, das 9h às 15h, o corpo da ex-primeira dama será velado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, local que ela e Lula se conheceram nos anos 1970. O funeral será aberto ao público. Mais tarde, o corpo será cremado no cemitério Jardim da Colina, em cerimônia privada.

Os últimos dias

No última dia 24 de janeiro, Marisa Letícia foi levada em estado grave ao hospital Sírio-Libânes, em virtude de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico. Embora tenha apresentado uma pequena melhora na terça-feira, 31, voltou a ser a sedada e seu quadro piorou na última quarta-feira.

Ao lado da esposa praticamente desde a última quarta-feira, o ex-presidente Lula deixou o hospital apenas por algumas horas.

Entre os políticos que prestaram condolências à família no hospital, estiveram por lá os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e José Sarney (PMDB), além do atual presidente Michel Temer (PMDB). Lula ainda recebeu visitas de deputados, vereadores, senadores, governadores, artistas e outros diversos amigos da família. Militantes petistas também acompanharam o período de internação e fizeram novenas em frente ao hospital pela vida de dona Marisa. Confira a matéria na íntegra na reportagem do Uol.