Dono instala ar-condicionado na casinha de sua cachorra
O tempo seco e a temperatura acima de 30ºC levou o autônomo Wyomar Ramos, de 39 anos, a instalar um ar-condicionado na casinha de sua cachorra, Hana, para que ela não sofresse os efeitos do calor.
Morador de Guaraí, no Tocantins, Wyomar decidiu realizar o plano depois de notar que sua pastora alemã, de 1 ano, ficava inquieta nos dias mais quentes. Neste começo de primavera, a temperatura na cidade chegou a marcar 40ºC.
O dono da cadela afirma, porém, que o “luxo” dado ao seu animal é controlado, em virtude da alta constante nas tarifas de energia elétrica. Ele explica que o aparelho fica ligado até duas horas por dia.
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
No entanto, medidas mais sustentáveis são suficientes para proteger seu cão ou gato nesse calor. A veterinária Andressa Felisbino, da DrogaVET, dá algumas dicas de como cuidar melhor de seu animalzinho em dias mais quentes. Confira a seguir:
Água fresca
“Em dias muito quentes é aconselhável que o dono leve água fresca durante o passeio com o seu pet. Pode ser em uma garrafinha de água mesmo, mas lembre-se de também levar um recipiente para que o bichinho consiga beber água tranquilamente”, diz Andressa.
Passeie em horários adequados
“Outra dica é não passear nos horários mais quentes do dia e não usar focinheiras fechadas, mas caso precise, opte por modelos arejados.”
Tosa
A veterinária explica que, para os animais mais peludos, a tosa é sempre bem-vinda nas estações mais quentes do ano.
Botinhas
“Durante o passeio, o dono também pode utilizar botinhas no animal para que ele não queime os coxins plantares, a parte mais “fofinha” embaixo da pata, com o asfalto ou pisos quentes.”