Doria vai flexibilizar quarentena e ampliar funcionamento do comércio

As mudanças acontecem em meio a uma estagnação dos indicadores da pandemia do novo coronavírus em São Paulo

Nesta quarta-feira, 19, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o estado vai passar por uma nova flexibilização da quarentena a partir do dia 1º de junho. O governo irá ampliar o horário de funcionamento do comércio até 22h.

Além da extensão de horário, o governo anunciou ainda que a recomendação de capacidade máxima dos estabelecimentos será ampliada para 40% a partir do dia 24 de maio e para 60% em 1º de junho. Antes, o limite era de até 25%, e foi para 30% no começo de maio. Na prática, não há lei, multa ou fiscalização para verificar esse percentual.

Doria flexibiliza quarentena em SP e amplia horários do comércio
Créditos: reprodução
Doria flexibiliza quarentena em SP e amplia horários do comércio

A ampliação do horário de funcionamento até as 22h, a partir de 1º de junho, valerá para todos os setores comerciais, atividades religiosas, serviços em geral, restaurantes, salões de beleza, atividades culturais, eventos sociais culturais e academias. Apenas os parques estaduais e municipais serão mantidos com o horário menor que já está em vigor, das 6h às 18h.

As mudanças acontecem em meio a uma estagnação dos indicadores da pandemia do novo coronavírus em São Paulo, que mostram que os números de internações e de novos casos confirmados não tiveram baixa nas últimas semanas.

O estado de São Paulo está, desde 18 de abril, na chamada “fase de transição” do Plano São Paulo, que regula o funcionamento dos setores da economia.

Esta fase, criada para representar uma etapa transitória da fase emergencial, a mais rigorosa da quarentena, não leva em consideração os indicadores da da pandemia no estado. Se índices como taxa de ocupação de leitos fossem levados em conta, a maior parte da população do estado estaria na chamada fase vermelha.