“É nosso direito”, diz criador de petição por cinemas acessíveis

O abaixo-assinado pede que a ANCINE pare de adiar a vigência da norma que determina que todos os cinemas brasileiros devem ser adaptados

Por: Change.org (Oficial) Comunicar erro

Ir ao cinema é uma opção muito comum (e apreciada) de lazer. Porém, não é todo mundo que consegue usufruir deste entretenimento: os cinemas do país ainda não estão adaptados com todos os recursos para receber pessoas com deficiência, como a audiodescrição e intérpretes em libras.

Já existe dentro da lei uma instrução normativa, aprovada desde 2016, que determina que todos os cinemas brasileiros devem oferecer estes recursos em todas suas sessões. O problema é que isso não está sendo colocado em prática, já que a obrigatoriedade dos conteúdos acessíveis tem sido adiada ano após ano pela ANCINE (Agência Nacional do Cinema).

Pensando em lutar por esse direito foi que Edgar Jacques, ator e consultor em audiodescrição, criou um abaixo-assinado na Change.org pedindo que a ANCINE pare de adiar a vigência da norma. “Mais de 16 milhões de pessoas cegas e surdas estão sendo prejudicadas e excluídas deste direito previsto em lei”, escreve Edgar no texto da petição.

O abaixo-assinado já está quase chegando às 230 mil assinaturas e continua crescendo. Leia mais em: www.change.org/CinemaAcessivel

Crédito: Bernardo Lessa“Nós existimos e vamos consumir com essa acessibilidade”, diz Edgar Jacques, criador de petição por cinemas acessíveis

Edgar, que é deficiente visual, acredita que com a repercussão da petição a ANCINE, assim como os produtores e proprietários de cinemas pelo Brasil, podem perceber que estão prejudicando um público potencialmente consumidor. “As pessoas que produzem e distribuem filmes estão um pouco resistentes a esse mercado exatamente por não o conhecerem adequadamente. Mas nós existimos e vamos consumir com essa acessibilidade”, diz Edgar. “Temos o direito de acessar qualquer evento cultural em condições proporcionais às de quaisquer outras pessoas que não tenham deficiência”, acrescenta.

Além de prejudicar o público, de acordo com Edgar, adiar o funcionamento da lei pode atrapalhar o negócio do cinema em si. “Precisamos começar o processo de adaptação para que ele se adeque e comece a funcionar com competência quando for obrigatório, para que os cinemas já estejam acostumados e as tecnologias já tenham sido testadas. Assim tudo fluirá com mais naturalidade”, declarou o consultor.

Compartilhe:

Tags: #Direitos
Por: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …