“É nosso direito”, diz criador de petição por cinemas acessíveis

O abaixo-assinado pede que a ANCINE pare de adiar a vigência da norma que determina que todos os cinemas brasileiros devem ser adaptados

Por: Change.org (Oficial) | Comunicar erro

Ir ao cinema é uma opção muito comum (e apreciada) de lazer. Porém, não é todo mundo que consegue usufruir deste entretenimento: os cinemas do país ainda não estão adaptados com todos os recursos para receber pessoas com deficiência, como a audiodescrição e intérpretes em libras.

Já existe dentro da lei uma instrução normativa, aprovada desde 2016, que determina que todos os cinemas brasileiros devem oferecer estes recursos em todas suas sessões. O problema é que isso não está sendo colocado em prática, já que a obrigatoriedade dos conteúdos acessíveis tem sido adiada ano após ano pela ANCINE (Agência Nacional do Cinema).

Pensando em lutar por esse direito foi que Edgar Jacques, ator e consultor em audiodescrição, criou um abaixo-assinado na Change.org pedindo que a ANCINE pare de adiar a vigência da norma. “Mais de 16 milhões de pessoas cegas e surdas estão sendo prejudicadas e excluídas deste direito previsto em lei”, escreve Edgar no texto da petição.

O abaixo-assinado já está quase chegando às 230 mil assinaturas e continua crescendo. Leia mais em: www.change.org/CinemaAcessivel

Crédito: Bernardo Lessa“Nós existimos e vamos consumir com essa acessibilidade”, diz Edgar Jacques, criador de petição por cinemas acessíveis

Edgar, que é deficiente visual, acredita que com a repercussão da petição a ANCINE, assim como os produtores e proprietários de cinemas pelo Brasil, podem perceber que estão prejudicando um público potencialmente consumidor. “As pessoas que produzem e distribuem filmes estão um pouco resistentes a esse mercado exatamente por não o conhecerem adequadamente. Mas nós existimos e vamos consumir com essa acessibilidade”, diz Edgar. “Temos o direito de acessar qualquer evento cultural em condições proporcionais às de quaisquer outras pessoas que não tenham deficiência”, acrescenta.

Além de prejudicar o público, de acordo com Edgar, adiar o funcionamento da lei pode atrapalhar o negócio do cinema em si. “Precisamos começar o processo de adaptação para que ele se adeque e comece a funcionar com competência quando for obrigatório, para que os cinemas já estejam acostumados e as tecnologias já tenham sido testadas. Assim tudo fluirá com mais naturalidade”, declarou o consultor.

Compartilhe:

Tags: #Direitos
Autor: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 18 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
2
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
3
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
4
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
5
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
6
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
7
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
8
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …