‘É preciso parar de comer Nutella’, diz ministra francesa
A ministra da Ecologia da França, Ségolène Royal, sugeriu boicotar produtos que usam óleo de palma, como a Nutella.
Segundo ela, é preciso derrubar muitas árvores para plantar as palmeiras que dão origem à matéria-prima. Isso provoca desmatamento e, consequentemente, o aquecimento global.
Em entrevista ao canal francês “Canal +”, Royal defendeu que o famoso creme de avelãs seja produzido com outros ingredientes. A Ferrero, empresa que fabrica Nutella, importa matéria-prima do Brasil, da Malásia e da Papua-Nova Guiné.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Em comunicado oficial, a fabricante afirmou que é consciente de seus compromissos ambientais e que adotou diversos compromissos em relação ao fornecimento de óleo de palmeira.
Na mira
Não é a primeira vez que o ingrediente entra na mira de ambientalistas. Em 2010, uma propaganda do Greenpeace colocou o dedo de um orangotango no lugar das famosas barrinhas do chocolate Kit Kat. Segundo a ONG, os animais são mortos na Indonésia por conta do desmatamento associado ao óleo de palma.
Depois da campanha, a Nestlé (que fabrica o Kit Kat) se comprometeu a usar óleo de fontes sustentáveis e montar uma cadeia de fornecedores comprometidos com a preservação do meio ambiente.
Com informações da Folha de S. Paulo