Ecopontos coletam resíduos de coco verde em Cuiabá
Material reciclado será transformado em ecoprodutos, como adubo e combustível
Com objetivo de tornar a capital mato-grossense um pouco mais sustentável, a Prefeitura de Cuiabá espalhou pela cidade cinco ecopontos para coletar resíduos do coco verde. O município também oferece um caminhão para pegar o material descartado nas estações e levá-lo à empresa de reciclagem, onde ele será transformado em ecoprodutos, como adubo e combustível.
Atualmente, a capital consome mais de 13 mil unidades do alimento por dia. Os resíduos são descartados em aterros sanitários ou acabam entupindo bueiros.
A iniciativa pretende coletar 40 toneladas de cascas de coco por mês, o equivalente à quantidade necessária para produzir 20 toneladas dos ecoprodutos.
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
- Fruta que ajuda a reduzir risco de infecção urinária
Os valores arrecadados nesse processo serão distribuídos para as duas empresas que participam da parceria – a firma de reciclagem Olho Verde e a cooperativa de catadores Coopemar.
Os ecopontos estão localizados na Rua 13 de Julho (em frente ao Sesc Arsenal), na Rodovia Emanuel Pinheiro (bairro Jardim Florianópolis), na Lagoa Encantada, na Secretaria de Serviços Urbanos e na Regional Sul (na Avenida Palmiro Paes de Barros). O projeto prevê a instalação da sexta estação no Parque Mãe Bonifácia.