Eduardo Bolsonaro vira líder do PSL na Câmara, mas não sabe se fica
O nome do filho do presidente Jair Bolsonaro apareceu no sistema da Câmara como novo ocupante do cargo no início da tarde desta segunda-feira, 21.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) é o novo líder do partido na Câmara. O nome dele apareceu no sistema da Câmara como novo ocupante do cargo no início da tarde desta segunda-feira, 21. Mas o filho do presidente Jair Bolsonaro, não sabe se fica no cargo. Com informações do portal ‘G1’.
Ele tem dúvidas sobre se deve permanecer no comando da bancada ou não. “Está sendo protocolada uma sucessão de listas, vamos esperar para ver como é que vai isso daí. Uma hora os deputados vão parar de assinar uma lista ou outra”, disse Eduardo Bolsonaro ao deixar a Câmara dos Deputados nessa segunda-feira.
Pouco antes da confirmação, o agora ex-líder Delegado Waldir (PSL-GO) divulgou um vídeo no qual reconhecia que a liderança havia passado para Eduardo.
Entenda o caso
A disputa pelo posto de líder do PSL na Câmara começou há duas semanas e é um reflexo da crise interna no partido. Duas alas da sigla vivem um confronto: uma ligada ao presidente Jair Bolsonaro; a outra, ao presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE).
A ala bolsonarista já havia tentado, na quarta-feira, 16, emplacar o nome de Eduardo para o lugar de Waldir. Foram enviadas para a direção da Câmara duas listas com assinaturas de deputados do PSL pedindo a troca de líder. No entanto, aliados de Waldir entregaram uma terceira lista que, após análise da Câmara, prevaleceu sobre as demais, por ter mais assinaturas.
Nesta segunda, apoiadores de Eduardo entregaram uma nova lista, com 28 assinaturas válidas (mais da metade da bancada), que foi validada pela Câmara. Pelas regras da Casa, a lista mais recente, desde que tenha assinatura da maioria dos deputados de um partido, tem validade para definir o líder da bancada.