Eduardo e Flávio Bolsonaro são condecorados pelo Itamaraty
A homenagem aos filhos do presidente será no grau de Grande-Oficial, o segundo mais importante
O presidente Jair Bolsonaro concedeu nesta sexta-feira, 3, a mais distinta condecoração do Itamaraty, a Ordem Nacional de Rio Branco, aos seus filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro. A homenagem a eles será no grau de Grande-Oficial, o segundo mais importante.
A Ordem Nacional de Rio Branco é atribuída a personalidades “pelos seus serviços ou méritos excepcionais, se tenham tornado merecedoras dessa distinção”.
O Itamaraty e Palácio do Planalto não responderam se filhos de presidentes da República no período da redemocratização já receberam esse tipo de homenagem. Segundo o jornal Estado de Minas, não há qualquer exemplo desses casos nas edições do Diário Oficial da União.
A lista foi publicada nesta terça-feira, 30, e também inclui o guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho que será condecorado nesta sexta com a mais alta honraria. Dos 14 homenageados, 11 são do PSL, partido do presidente.
De acordo com o Palácio do Planalto, a indicação desses nomes é feita pelo Ministério de Relações Exteriores e que o presidente é responsável apenas pela assinatura do decreto.
Nesta quinta-feira, 2, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que a homenagem aos filhos de Bolsonaro foi uma decisão “pro forma”. “O presidente, apesar de ser o chanceler da Ordem, chancela aquilo que o Itamaraty manda”, afirmou.