Ela enfrentou um manifestante de extrema direita com um sorriso

12/04/2017 00:48

Uma jovem de Birmingham, na Inglaterra, enfrentou Ian Crossland, líder do grupo de extrema direita English Defence League (EDL), com um simples e marcante gesto.

Identificada como Saffiyah Khan, a mulher não deixou de sorrir diante da agressividade do rapaz durante uma manifestação organizada pelo grupo em reação ao atentado de Londres de 22 de março passado.

A atitude chamou a atenção da deputada trabalhista Jess Phillips. No Twitter, a parlamentar escreveu uma mensagem sobre o ocorrido e ajudou a viralizar a foto da cena, captada pelo fotógrafo Joe Giddens, da agência Press Association.

“Quem parece ter o poder aqui: a verdadeira garota de Birmingham ou o homem da EDL, que emigrou para nossa cidade por um dia e não conseguiu se integrar?”, disse a deputada em sua publicação.

Nascida no Reino Unido, Saffiyah Khan afirmou à imprensa britânica que se aproximou da manifestação por causa do histórico do EDL, associado à violência de rua e à incitação ao ódio contra a comunidade muçulmana, à qual ela pertence.

Em entrevista à BBC, a protagonista da imagem declarou que, em certo momento, tentou ajudar uma mulher que usava véu e que estava cercada por um grupo de 25 homens por ter gritado “islamofóbicos” a eles.

O líder do grupo ultraconservador criticou a jovem logo depois da cena, que teria interrompido o minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado de Londres.

  • Leia também: