Ela enfrentou um manifestante de extrema direita com um sorriso
Uma jovem de Birmingham, na Inglaterra, enfrentou Ian Crossland, líder do grupo de extrema direita English Defence League (EDL), com um simples e marcante gesto.
Identificada como Saffiyah Khan, a mulher não deixou de sorrir diante da agressividade do rapaz durante uma manifestação organizada pelo grupo em reação ao atentado de Londres de 22 de março passado.
Who looks like they have power here, the real Brummy on the left or the EDL who migrated for the day to our city and failed to assimilate pic.twitter.com/bu96ALQsOL
— Jess Phillips MP (@jessphillips) 8 de abril de 2017
- Double You se apresenta em São Caetano do Sul nesta sexta
- Universidade de Londres: 30 cursos gratuitos para fazer agora
- Universidade de Londres oferece cursos gratuitos para brasileiros
- Prêmio Megafone celebra o ativismo e a importância no avanço dos direitos humanos no Brasil
A atitude chamou a atenção da deputada trabalhista Jess Phillips. No Twitter, a parlamentar escreveu uma mensagem sobre o ocorrido e ajudou a viralizar a foto da cena, captada pelo fotógrafo Joe Giddens, da agência Press Association.
“Quem parece ter o poder aqui: a verdadeira garota de Birmingham ou o homem da EDL, que emigrou para nossa cidade por um dia e não conseguiu se integrar?”, disse a deputada em sua publicação.
Nascida no Reino Unido, Saffiyah Khan afirmou à imprensa britânica que se aproximou da manifestação por causa do histórico do EDL, associado à violência de rua e à incitação ao ódio contra a comunidade muçulmana, à qual ela pertence.
Em entrevista à BBC, a protagonista da imagem declarou que, em certo momento, tentou ajudar uma mulher que usava véu e que estava cercada por um grupo de 25 homens por ter gritado “islamofóbicos” a eles.
O líder do grupo ultraconservador criticou a jovem logo depois da cena, que teria interrompido o minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado de Londres.
- Leia também: