Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Fernando Haddad

Ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad substitui Lula, condenado em segunda instância

Por: Redação
Crédito: Ricardo StuckertFernando Haddad participa do Diálogo Unecs com candidatos à presidência da República nesta terça-feira (14) em Brasília.Fotos: Ricardo Stuckert

Fernando Haddad, 55 anos, é formado em direito pela USP, na faculdade do Largo de Francisco. Deu início à vida política em 1983, quando filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e assumiu o cargo de tesoureiro do Centro Acadêmico XI de Agosto.

Formou bacharel em 1985, e tempos depois deu sequência aos estudos se especializando em Direito Civil. Dividido entre política e os estudos, concluiu mestrado em Economia e o doutorado na área de Filosofia. Tempos depois, lecionou Teoria Política Contemporânea na própria USP.

Antes de dedicar-se inteiramente à vida pública, trabalhou como analista de investimento em um banco até 2001. Deixou a empresa quando foi convidado para trabalhar na prefeitura de São Paulo, sob gestão da ainda petista Marta Suplicy.

Ocupou o cargo de subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da cidade, onde trabalhou até 2003. Ainda trabalhou como assessor especial do Ministério do Planejamento e Finanças ao lado de Guido Mantega antes de se tornar secretário-executivo de Tarso Genro, no Ministério da Educação.

Com a saída de Genro nomeado à presidência do partido, Haddad assumiu a pasta onde permaneceu até 2012, quando candidatou-se às eleições municipais de São Paulo. Venceu José Serra no segundo turno. Quatro anos mais tarde, em busca da reeleição, foi derrotado por João Doria (PSDB) ainda no primeiro turno.

Casado há 25 anos com Ana Estela Haddad, tem dois filhos: Carolina e Frederico.

Fatos curiosos sobre o candidato

– Haddad é faixa preta em taekwondo, mas não pratica o esporte desde que sofreu uma lesão no joelho. Na adolescência lutou kung-fu

– Jogou handebol pelo Esporte Clube Sírio e chegou a ser vice-artilheiro do campeonato paulista entre 1977 e 1978

– Apesar da origem libanesa, Haddad é natural de São Paulo.

– Além de político, advogado e professor, o petista é também escritor, já tendo publicado cinco livros

 Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe: