Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Henrique Meirelles

Ex-ministro da Fazenda do Governo Temer, Henrique Meirelles é um dos idealizadores e defensores das reformas trabalhistas e da Previdência

Por: Redação | Comunicar erro
Henrique Meirelles
Crédito: Sergio Lima/CNIO candidato à presidência da República Henrique Meirelles participa do debate “Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República”

Goiano de Anápolis, Henrique Meirelles nasceu em 31 de agosto de 1945. Aos 72 anos tem a trajetória associada ao mercado financeiro, o qual atuou durante boa parte de carreira. Trabalhou por 28 anos no BankBoston, sendo o primeiro estrangeiro a presidir a instituição nos EUA.

Ex-ministro da Fazenda do Governo Temer, é um dos idealizadores e defensores das reformas trabalhistas e da Previdência. Eleito deputado federal em 2002 pelo PSDB, não chegou a exercer o mandato porque assumiu o cargo de Presidente do Banco Central durante os anos de Governo Lula.

Desfiliado do PSDB, passou por PMDB e PSD, até voltar ao MDB em 2018 com o convite do presidente do Brasil, Michel Temer.

Fatos curiosos sobre o candidato: 

– Seu avô Graciano da Costa e Silva foi prefeito de Anápolis (GO) com três mandatos e seu tio Jonas Ferreira Duarte foi governador de Goiás.

– Apesar de ter políticos na família, só concorreu a um cargo público pela primeira vez em 2002, sendo eleito deputado federal por Goiás.

– É um dos principais aliados do atual presidente Michel Temer e escolhido para ser o candidato da situação à presidência.

– Antes de assumir o Ministério da Fazenda, Meirelles fez consultoria financeira para o Grupo J&F, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe:

1 / 8
1
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
2
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
3
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
4
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
5
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
6
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
7
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
8
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …