Em Buenos Aires, antigo hotel é transformado em Museu das Migrações

Por Rodrigo Borges Delfim, do MigraMundo.

11/12/2013 15:54 / Atualizado em 04/05/2020 14:03

O blog MigraMundo, especializado em migração e política internacional, do jornalista Rodrigo Borges Delfim, visitou o Museo de Migraciones (Museu das Migrações, tradução livre) em Buenos Aires, capital da Argentina.

Vista aérea do Hotel de Inmigrantes, em Buenos Aires
Vista aérea do Hotel de Inmigrantes, em Buenos Aires - Juan Pedro Diez

Localizado na zona portuária da cidade, o museu foi construído no antigo Hotel dos Imigrantes, que recebeu as pessoas vindas de outros países entre 1880 e 1953.

No local, também funciona a Divisão Nacional de Estrangeiros, órgão governamental que administra a situação dos estrangeiros na Argentina.

Museu de Migrações

O Museo de Migraciones existe desde 1997 e foi fechado em 2010 para reformas. O local de exposições fica no sexta andar do edifício e oferece uma linha do tempo com a história das migrações na Argentina e no mundo.

Os visitantes podem contemplar imagens, cartas, diários de desembarque, roupas e utensílios dos migrantes que por ali passaram ou hospedaram-se.

Também existe a preocupação de apresentar informações sobre a migração contemporânea. Monitores exibem depoimentos de migrantes de diferentes regiões do mundo.

Leia matéria completa no MigraMundo.