Ô abre-alas: campanha da ONU pede fim do machismo no Carnaval
Além das redes sociais, campanha será levada para as ruas de São Paulo e Belo Horizonte
Às vésperas de mais um Carnaval, a Organização das Nações Unidas lança a campanha “O Valente não é Violento – Neste Carnaval, Liberte-se do Machismo”, que convida o público masculino a combater atitudes machistas na festa de rua, além de enfrentar a violência contra as mulheres e o assédio.
Em um ambiente quase sempre marcado pelo desrespeito e opressão, a iniciativa pede a colaboração do homens pelo fim da violência contra as mulheres, incentivando relações consensuais e amorosas, o uso de preservativo e o respeito mútuo.
Com a ideia de promover a campanha para o maior público possível, as mensagens também serão divulgadas nas redes sociais das páginas O Valente não é Violento e da ONU Brasil com a #chegademachismo.
- 5 produções que dão luz aos desafios da educação no Brasil
- Agosto lilás: ONU lança campanha sobre violência doméstica
- Onde mulheres agredidas podem encontrar ajuda durante isolamento
- Mulher cobra na Justiça auxílio de US$ 1 mil citado por Bolsonaro na ONU
Ô abre-alas
E nas ruas, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, serão distribuídos adesivos nos blocos de rua de São Paulo – entre eles, o Tarado Ni Você, Bastardo, Agora Vai, Bloco 77 e Confraria do Pasmado- e em Belo Horizonte -nos blocos Então, Brilha! e Pena de Pavão de Krishna.
Pelo fim da violência de gênero
“O Valente não é Violento” é uma iniciativa da campanha UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que conta com o envolvimento de todas as agências da ONU e é coordenada pela ONU Mulheres. No Brasil, a ação conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.