- O Catraca Livre acredita que a informação é a melhor arma contra o preconceito. Por isso, criamos um manual anti-transfobia com dicas práticas para falar sobre questões de gênero de forma respeitosa. Acesse aqui.
Em carta oficial, prefeita de cidade no Texas revela ser trans
A prefeita da cidade de New Hope, no Texas, tornou-se a primeira mulher trans a ocupar um cargo eletivo no estado americano. Em carta aberta à população publicada no site oficial da prefeitura, Jess Herbst escreveu: “como prefeita, devo dizer algo que está comigo desde minhas memórias mais antigas: eu sou transgênero”.
O anúncio foi considerado um avanço para os direitos da comunidade LGBT, especialmente numa região tão marcada pelo conservadorismo. “Vivo como uma mulher agora, e desenvolverei minhas tarefas na cidade desta forma”, declarou.
Jess era vice quando tomou posse em maio de 2016 após a morte do prefeito. Ela começou um tratamento hormonal dois anos atrás. “Na época, não imaginava que teria o cargo de prefeita, mas aqui estou”.
- Mães de pessoas trans mostram o valor da maternidade; leia relatos
- Pessoas trans no esporte: seu lugar no pódio pode ser legítimo?
- Bar cobra valor ‘para homens’ de mulher trans no litoral de SP
- Ex-doméstica brasileira assume cargo sênior no governo dos EUA
Ela explica que a mudança se reflete somente no que diz respeito a sua identidade de gênero. “Amo minha mulher, e minha mulher me ama, não temos intenção de mudanças. Minhas filhas têm sido minhas defensoras inflexíveis e se orgulham de dizer às pessoas que sou transgênero”.
Na carta, a prefeita ainda cita exemplos de pessoas famosas que se assumiram trans e ajudaram a debater o tema na sociedade, como a ex-atleta Caitlyn Jenner e a atriz Laverne Cox.
Nell Gaither, presidente do centro comunitário Trans Pride, comemorou o feito histórico. “Estou feliz que nossa sociedade está progredindo a ponto de Jess Herbst se sentir empoderada a se assumir e ser ela mesma em um cargo público”.