CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Em consulta da ONU, 77% dizem que favelas crescem no Brasil

Por: Colab
Crédito: Peeterv / iStockEm 2010, Brasil tinha cerca de 11 milhões de pessoas morando em favelas, segundo dados do IBGE

O Colab e o ONU-Habitat estão realizando no Brasil a consulta pública Cidades Sustentáveis, com 29 questões sobre sustentabilidade e condições de vida nas cidades brasileiras. Para participar, basta baixar o aplicativo do Colab ou entrar no site www.colab.re. O objetivo é traçar um diagnóstico do avanço do Brasil nas metas de desenvolvimento urbano sustentável da ONU. Quanto mais cidadãos participarem, mais preciso será esse retrato. A consulta fica no ar até o dia 24 de dezembro.

A partir de hoje, o Catraca Livre publicará, sempre às quartas-feiras, um apanhado sobre os resultados já colhidos na consulta. A cada semana, um tema abordado na consulta será destacado. A ideia é mostrar como os brasileiros avaliam a evolução das suas cidades nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos últimos dois anos.

Até agora, a consulta já conta com 5.134 respostas. Os temas que geram mais preocupação nos brasileiros até agora são o aumento do número de pessoas vivendo em moradias e assentamentos inadequados e a dificuldade no acesso a terra.

Os números nacionais mostram que 77% dos cidadãos acreditam que, nos últimos dois anos, o número de pessoas   morando em favelas, assentamentos informais ou habitações inadequadas aumentou. Apenas 10% das pessoas discordam dessa afirmação, enquanto 13% não souberam responder.

O problema é mais percebido nas maiores cidades do país. No Rio de Janeiro, nada menos do que 95% das pessoas concordam que aumentou a quantidade de moradias inadequadas. Em São Paulo, esse dado é de 91%.

O número de pessoas que vivem em favelas, assentamentos informais ou habitações inadequadas está aumentando nos últimos dois anos?

O acesso à terra é outro tema que apresenta dados negativos. No país todo, 66% das pessoas discordam da afirmação de que o acesso à terra melhorou nos últimos dois anos, enquanto 14% concordam e 20% não têm opinião. O número de pessoas que discordam da afirmação chega a 72% em Niterói, 82% no Rio de Janeiro e 84% em São Paulo.

Considerando o crescimento populacional, a disponibilidade de terra está
melhorando nos últimos dois anos?

“A colaboração dos cidadãos é uma das condições fundamentais para um diagnóstico preciso das questões urbanas”, afirma Gustavo Maia, CEO e cofundador do Colab. “A tecnologia garante que o diálogo com a população aconteça com rapidez e eficiência. E ainda permite que os resultados dessa conversa sejam mensurados e analisados rapidamente, levando a mudanças mais rápidas.”

Sobre o Colab

O Colab é uma plataforma que conecta cidadão a governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente. As demandas da população são levadas a prefeituras pelo sistema do Colab, sem paradas burocráticas ou empecilhos. E os gestores se baseiam nas propostas e pedidos dos cidadãos para conduzir a administração pública. Colab foi fundado em 2013 e sua plataforma é usada por 200 mil brasileiros e por mais de 100 prefeituras em todo o país.

Compartilhe:

Tags:#favela
1
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
2
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
3
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
4
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
5
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
6
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
7
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
8
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …