Em consulta da ONU, 77% dizem que favelas crescem no Brasil

Por: Colab Comunicar erro
Crédito: peeterv / iStockEm 2010, Brasil tinha cerca de 11 milhões de pessoas morando em favelas, segundo dados do IBGE

O Colab e o ONU-Habitat estão realizando no Brasil a consulta pública Cidades Sustentáveis, com 29 questões sobre sustentabilidade e condições de vida nas cidades brasileiras. Para participar, basta baixar o aplicativo do Colab ou entrar no site www.colab.re. O objetivo é traçar um diagnóstico do avanço do Brasil nas metas de desenvolvimento urbano sustentável da ONU. Quanto mais cidadãos participarem, mais preciso será esse retrato. A consulta fica no ar até o dia 24 de dezembro.

A partir de hoje, o Catraca Livre publicará, sempre às quartas-feiras, um apanhado sobre os resultados já colhidos na consulta. A cada semana, um tema abordado na consulta será destacado. A ideia é mostrar como os brasileiros avaliam a evolução das suas cidades nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos últimos dois anos.

Até agora, a consulta já conta com 5.134 respostas. Os temas que geram mais preocupação nos brasileiros até agora são o aumento do número de pessoas vivendo em moradias e assentamentos inadequados e a dificuldade no acesso a terra.

Os números nacionais mostram que 77% dos cidadãos acreditam que, nos últimos dois anos, o número de pessoas   morando em favelas, assentamentos informais ou habitações inadequadas aumentou. Apenas 10% das pessoas discordam dessa afirmação, enquanto 13% não souberam responder.

O problema é mais percebido nas maiores cidades do país. No Rio de Janeiro, nada menos do que 95% das pessoas concordam que aumentou a quantidade de moradias inadequadas. Em São Paulo, esse dado é de 91%.

O número de pessoas que vivem em favelas, assentamentos informais ou habitações inadequadas está aumentando nos últimos dois anos?

O acesso à terra é outro tema que apresenta dados negativos. No país todo, 66% das pessoas discordam da afirmação de que o acesso à terra melhorou nos últimos dois anos, enquanto 14% concordam e 20% não têm opinião. O número de pessoas que discordam da afirmação chega a 72% em Niterói, 82% no Rio de Janeiro e 84% em São Paulo.

Considerando o crescimento populacional, a disponibilidade de terra está
melhorando nos últimos dois anos?

“A colaboração dos cidadãos é uma das condições fundamentais para um diagnóstico preciso das questões urbanas”, afirma Gustavo Maia, CEO e cofundador do Colab. “A tecnologia garante que o diálogo com a população aconteça com rapidez e eficiência. E ainda permite que os resultados dessa conversa sejam mensurados e analisados rapidamente, levando a mudanças mais rápidas.”

Sobre o Colab

O Colab é uma plataforma que conecta cidadão a governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente. As demandas da população são levadas a prefeituras pelo sistema do Colab, sem paradas burocráticas ou empecilhos. E os gestores se baseiam nas propostas e pedidos dos cidadãos para conduzir a administração pública. Colab foi fundado em 2013 e sua plataforma é usada por 200 mil brasileiros e por mais de 100 prefeituras em todo o país.

Compartilhe:

Tags: #favela
1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …