Em Papua-Nova Guiné, mulheres acusadas de bruxaria ainda são perseguidas e mortas

A enfermeira e freira suíça Gaudentia Meier, reside no país há 40 anos cuidando dos nativos. Um dia, no almoço, ouviu crianças correndo e gritando “Eles vão cozinhar a sanguma (feiticeira)!”.

Por: Redação Comunicar erro

É difícil de acreditar que em pleno século 21 mulheres ainda sofram com acusações de bruxaria. Mais surpreendente ainda é que essas mulheres sejam perseguidas, torturadas, mutiladas e mortas.

Em Papua-Nova Guiné, na Oceania, 80% da população vive em zonas rurais e remotas com pouco ou nenhum acesso à saúde, saneamento básico e educação. De acordo com o Dr. Phillip Gibbs, antropólogo, especialista em bruxaria e padre, que mora no país há algum tempo, quando alguém morre nessas comunidades, principalmente se for homem, as pessoas começam a procurar um culpado e geralmente a culpa recai sobre a mulher mais próxima do falecido.

Fotos: Vlad Sokhin

Acusadas de bruxaria e apontadas como responsáveis por feitiços e pela morte de filhos, maridos e entes próximos, elas são castigadas com violência física, mutilação e por vezes a morte. São deixadas nuas, às vezes tem as mãos ou dedos cortados com facões e por fim muitas acabam queimadas vivas.

Enquanto a tortura acontece, a comunidade observa inerte, nem mesmo a polícia intervém na carnificina. Alguns especialistas dizem que em lugares que ainda possuem essa tradição, as ações se tornaram mais violentas e cruéis com a ação de gangues e uma mistura de álcool, drogas e falta de informação.

Via IdeaFixa

Compartilhe:

1
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
2
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
3
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
4
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
5
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
6
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
7
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
8
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …