Em rede social, Miss Bélgica se refere a negro com emoji de fezes
A modelo eleita Miss Bélgica 2017, Romanie Schotte, fez um comentário racista em sua conta no Instagram após postar uma foto na qual um homem negro aparece atrás dela numa selfie num transporte público.
A imagem, que já foi excluída da rede social, foi publicada dias depois dela ter sido coroada no concurso. Um seguidor escreveu: “Esse negro”, ao que ela respondeu: “Eu sei”, seguido de um emoji de fezes.
Após a divulgação do comentário racista, uma petição assinada por milhares de pessoas pede que ela perca o posto de Miss do país. Os autores do abaixo-assinado dizem que aceitar Romanie como Miss é “tolerar o racismo, o ódio e a intolerância em 2017”.
- Os sintomas dos cânceres que mataram ex-miss Colômbia aos 34 anos
- Cantora Aurora nega gesto racista de baterista no Lollapalooza
- Menina de 10 anos sofre racismo na internet e mãe registra queixa no RJ
- Paulo André denuncia racismo contra ele e o filho: ‘Macaco e sagui’
Em entrevista à imprensa belga, a modelo afirmou que tinha usado o emoji no contexto de um sorvete de chocolate, como o símbolo seria interpretado em seu país.
Numa declaração enviada aos organizadores do Miss Bélgica, ela defendeu que não é racista. “Estou aberta a todas as culturas e pessoas. Meu pai trabalha principalmente na África, então como eu poderia me dar ao luxo de ser racista?”, escreveu. “Sinto muito se feri algumas pessoas por minha reação ao post de alguém. Quero pedir desculpas àqueles que se sentiram atacados”.
Agora, em suas fotos na rede social, a modelo está recebendo comentários com o emoji de fezes. Diante disso, ela decidiu bloquear as respostas às imagens que publica no seu Instagram.
- Veja também: Saiba como agir em caso de racismo