Últimas notícias:

Loading...

Em SP, moradores lutam contra retirada de jacarandás e salvam dez árvores em Higienópolis

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Por: Redação

Conhecida pelos arranha-céus e o cinza de seus prédios que deram, à capital paulista, o apelido de Selva de Pedra, nesta terça-feira, 26, a cidade ganhou fôlego na luta por mais áreas verdes e sustentabilidade. Tudo por conta da mobilização de moradores da Rua Pernambuco, em Higienópolis, que se uniram para defenderem a vegetação do bairro: no caso 13 jacarandás que seriam removidos pela Prefeitura ao longo dos 260 metros da via localizada no centro da cidade.

Reprodução
Moradores da região afirmam que árvores avaliadas pela prefeitura estão em bom estado e não precisam de remoção

O embate pela permanência das árvores teve início ainda no domingo, 24, quando um dos jacarandás, destruído pela ação de cupins, foi retirado por funcionários da prefeitura. Com a presença da equipe, os moradores saíram às ruas para tentar impedir mais remoções, pedindo novo prazo para cada análise, além de se comprometerem a salvar as árvores com dinheiro do próprio bolso. No fim, ao menos dez árvores não foram derrubadas na ocasião.

Risco de queda

Ainda na reportagem, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras justificou que as ações na região “fazem parte do Plano Intensivo de Manejo Arbóreo que tem como objetivo otimizar ações como podas, remoções ou plantios” para reduzir o risco de queda.

Conheça o projeto Árvore Cidadã 

Quer ajudar a cuidar das áreas verdes de São Paulo? Conheça o projeto Árvore Cidadão, que foi criado para fortalecer os laços entre a população e o meio ambiente da cidade. Para participar é fácil, basta cadastrar sua árvore e seu estado de conservação, colaborando, assim, para um levantamento estatístico do número de árvores que existem nas vias públicas. O registro vale como informação para um futuro cadastro de arborização viária da famigerada “Selva de Pedra”.

Compartilhe: