Em vídeo, menina pede ao Papai Noel brinquedos com mais aventuras

“Querido Papai Noel, posso ser honesta com você? Eu não aguento mais bonecas. Não sei se você sabe, mas meninas também gostam de brincar de astronauta”. É assim que a pequena Laura faz o seu pedido de presente de Natal.

Em uma campanha inspirada em situações do cotidiano, a ONG Bandeiras Brancas chama a atenção das pessoas para os estereótipos da imagem da menina e do menino. A proposta da campanha, que foi premiada internacionalmente, é alertar para a importância de deixar de lado os rótulos para uma infância mais livre e sem preconceitos.

Segundo a Universidade de Cambridge, o brinquedo com que a menina ou o menino brincam contribui para o estereótipo social.

A personagem Laura representa a menina empoderada que sabe o que quer e questiona as definições que recebeu dos adultos; afinal, por que tem que existir brinquedo ‘de menina’ e brinquedo ‘de menina’? “Me deixe ser ou brincar do que eu quiser”, ela diz.

“Fogões, maquiagem… por que as pessoas continuam me dando isso?”

O ‘Bandeiras Brancas’ é um movimento sem fins lucrativos que visa espalhar a paz com ações criativas. Com essa campanha, o objetivo é incentivar pais, mães, padrinhos, tios e tias a, se forem comprar presentes de Natal, escolherem opções diferentes, que não subestimem a capacidade da criança e não reproduzam padrões normativos de comportamento. Assista ao vídeo:

Leia mais: