Emicida fala sobre representatividade negra no clipe de ‘Mandume’

O rapper Emicida lançou um videoclipe da música “Mandume”, que faz parte de seu álbum mais recente, o “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa” (2015). No vídeo, o artista reúne diversos nomes do ativismo negro no Brasil para falar sobre a representatividade deste grupo na mídia.

O clipe, com direção de Gabi Jacob, teve a participação de Drik Barbosa, Amiri, Rico Dalasam, Muzzike, Raphão Alaafin, entre outros. A letra da música retrata temas como a desigualdade social e a ancestralidade de população negra. Já o título é uma referência ao rei Mandume ya Ndemufayo (1894-1917).

“A história de ‘Mandume’ fala sobre resistir e vencer. Esses pontos são comuns na vida de muitos brasileiros e brasileiras. Todos os dias, há tempos, o que fazemos é sacudir a poeira e dar a volta por cima. Tenho um sonho antigo, de a TV e o entretenimento em geral serem um espelho das calçadas”, escreveu Emicida em seu site oficial.

A música retrata temas como representatividade negra e desigualdade social

“Estou muito feliz por cada uma das participações no projeto, cada uma das pessoas ali é um universo de criatividade e força incrível, trazendo uma homenagem à altura ao grande rei Mandume e a cada um dos que resistem dia após dia nas ruas desse mundão!”, completou o rapper.

O clipe também exibe a coleção Yasuke, da marca LAB, lançada por Emicida e seu irmão, Evandro Fióti, em outubro deste ano. Assista ao clipe: