Empresa japonesa quer construir cidade sustentável debaixo d’água
A empresa japonesa Shimizu Corporation acaba de divulgar seu mais novo projeto: uma cidade subaquática capaz de abrigar cinco mil pessoas. De acordo com a empresa, a tecnologia necessária para fazer a estrutura e sustentar a vida debaixo d’água estaria pronta em 15 anos e o projeto levaria cinco anos para ser construído.
A ambiciosa estrutura da cidade seria dividida em três seções. A chamada “esfera flutuante”, localizada logo abaixo da superfície do mar, abrigaria hotéis e zonas comerciais e residenciais. Logo abaixo estaria um caminho em espiral de 15 quilômetros que seria levado até o fundo do mar, de onde seria tirada a energia necessária para manter a cidade.
Segundo a Shimizu, essa é uma oportunidade de “capitalizar as infinitas possibilidades do mar profundo” para acomodar os humanos, já que o aumento do nível do mar ameaça a sobrevivência de comunidades que vivem perto dos oceanos. A iniciativa ainda é vantajosa porque não traz impactos ao meio ambiente, uma vez que a energia que seria usada é limpa. “Esse é um objetivo real, não um sonho”, disse Hideo Imamura, porta-voz da empresa ao jornal The Guardian.
- Embratur e Salvador são destaques do 2° Prêmio do Afroturismo
- Oráculo literário: 5 dicas para o horóscopo da lunação de capricórnio
- Prefeito de Angra dos Reis pede ‘desligamento’ de usinas nucleares
- 20 motivos para conhecer a Flórida
Agora a empresa espera que a cidade futurística sustentável seja incentivada pelo governo japonês e que possa atrair investimentos privados.
Não é a primeira vez que a Shimizu anuncia projetos pra lá de diferentes. Eles também já divulgaram planos ambiciosos como elaborar um hotel no espaço e criar uma base lunar. Veja mais algumas ideias da empresa aqui.