Você sabe qual é o melhor empréstimo para aposentados?

Confira em detalhes como conseguir empréstimo para aposentados

Créditos: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

A aposentadoria é um momento muito aguardado na vida da maioria das pessoas, a fase em que se deixa de trabalhar, mas se conquista estabilidade financeira com o recebimento de uma remuneração mensal que é obtida a partir de todo recurso recolhido ao longo dos anos trabalhados.

A grande questão é que a segurança de viver com tranquilidade financeira na aposentadoria, infelizmente, não é uma realidade para todos. É muito comum surgirem apuros, dívidas e a necessidade repentina de dinheiro.

Existem ainda aqueles que desejam mais conforto, novos bens, viagens e nesses casos muitas vezes o recurso da aposentadoria também não é suficiente.

Em qualquer um desses cenários, o empréstimo consignado, ou empréstimo para aposentado, como muitos conhecem, é a melhor opção.

Saiba mais sobre essa transação financeira que apresenta as melhores taxas de juros do mercado e tem sido cada vez mais solicitada pelos brasileiros.

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado foi oficializado em 2003 e desde então vem ganhando força. Trata-se de uma modalidade de crédito destinada a funcionários públicos, aposentados e pensionistas que não exige avalista, por exemplo, nem a necessidade de ter o nome limpo.

A prestação do valor emprestado é descontada diretamente do pagamento do beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), antes do mesmo ser creditado na conta do aposentado.

Vantagens do empréstimo consignado para aposentados?

Não são poucas as vantagens do empréstimo para aposentados. Veja alguma delas e entenda porque ele é a melhor opção para quem já se aposentou e precisa de um recurso extra:

Menores taxas de juros: Como no empréstimo consignado a parcela mensal é debitada diretamente do benefício do INSS, a chance de inadimplência para aposentados é praticamente nula, diferente de outros empréstimos convencionais. Com riscos menores em relação a falta de pagamento, as instituições financeiras conseguem oferecer juros menores e mais atrativos, tornando a transação mais vantajosa.

Menos burocracia: O processo para contratação do empréstimo consignado para aposentados é mais simples. Com poucas exigências, inclusive sobre negativação do nome, o processo para aprovação do crédito é facilitado e mais rápido.

Prazos mais longos para pagamento: Algumas instituições financeiras oferecem parcelamentos do crédito solicitado em até 120 meses, prazo maior que o oferecido nos empréstimos convencionais.

Margem consignável

É importante ressaltar que os aposentados não podem comprometer todo o valor do seu benefício com o pagamento do empréstimo.

Para regular o uso desse recurso foi criada a margem consignável, ou seja, a porcentagem do benefício que pode ser usada para esse fim.

Desde o início da pandemia, a margem consignável passou de 35% para 40%, sendo 5% destinado exclusivamente para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito.

Para que você entenda na prática como funciona esse cálculo, imagine que um aposentado com renda de R$ 1.045 pode comprometer com consignados a quantia de R$ 418, ou seja, esse deverá ser valor usado para pagamento mensal do empréstimo e da fatura do cartão.