Texto principal da PEC 241 foi aprovado e passará por votação

Por: Redação | Comunicar erro

O governo de Michel Temer aprovou o texto principal da Proposta de Emenda à Constituição 241. Nela, gastos como saúde, educação e assistência social vão ficar congelados por 20 anos e só poderão ser revistos após 10 anos.

O atual presidente do Brasil, Michel Temer
O atual presidente do Brasil, Michel Temer

Vale lembrar que Temer só fica na presidência por mais 2 anos, e a PEC passará a valer somente em 2017. Quem terá que lidar, na prática, com esta decisão serão os próximos presidentes eleitos.

PEC 241 causou controvérsia dentro do próprio governo. Enquanto aliados chamam a PEC de novo regime fiscal, os opositores a chamam de morte.

O primeiro grupo alega que a PEC vai equilibrar as contas públicas. Já o segundo grupo diz que isso é contra a constituição e vai ignorar uma eventual melhora da situação econômica do País.

Segundos os assessores diretos de Rodrigo Joanot, atual procurador-geral da República “Há que se assentar a inconstitucionalidade da PEC 241 nos moldes em que delineada, sob pena de se incutir no Poder Executivo a ideia de um ‘superórgão’ que, a pretexto de trazer a trajetória da dívida pública para níveis sustentáveis, passará a controlar os demais poderes ainda que de maneira indireta, inviabilizando o cumprimento de suas funções constitucionais e institucionais, o que contrariaria de maneira flagrante a ordem constitucional vigente”.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Laurita Vaz, disse na última semana que a proposta legislativa poderá engessar o “tribunal e criar dificuldades orçamentárias”.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …