Entenda por que é mais importante incentivar do que elogiar
Qual mãe ou pai que resiste em não elogiar seus filhos quando eles fazem algo surpreendente? É praticamente impossível não dizer um “como você é inteligente”, ou “você é muito esperto” quando a criança consegue resolver algum problema, ou fazer alguma atividade que os pais considerem interessante.
Mas, de acordo com uma pesquisa realizada por uma psicóloga nos Estados Unidos, os pais não deveriam “se derreter” em elogios desta maneira aos filhos. A pesquisadora da Universidade de Stanford, Carol Dweck, constatou em seu estudo que o sucesso futuro da criança tem relação com os elogios e incentivos recebidos na infância, não necessariamente com o QI delas.
Seguindo o raciocínio da pesquisa americana, a criança que é bem-sucedida ao realizar uma tarefa e recebe elogio por ser inteligente, por exemplo, tende a se acomodar e fazer atividades mais fáceis. A conclusão é que, assim, ela não sai de sua zona de conforto para sempre conseguir um bom resultado e receber tais palavras de agrado por sua inteligência.
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- Quer viajar sozinho aos 17 anos? Descubra como é permitido
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Aplicativo de triagem ajuda a detectar autismo em crianças
Já a criança que ouve um incentivo ao seu esforço ou desempenho por alguma atividade – independente do acerto ou do erro – tende a se arriscar mais em tarefas complexas, pois se sente confiante e motivado a tentar novos desafios.
Ou seja, segundo a pesquisa da psicóloga, é melhor se dizer “você deve ter se esforçado muito para conseguir isso” em vez de “como você é inteligente” para, assim, incentivar a criança sempre a se superar.
Para o estudo, Carol Dweck acompanhou bebês com 14 meses e depois crianças com 7 e 8 anos. A conclusão constatada por ela é de que aquelas que recebiam elogios pelos esforços são as que mais se arriscam e tentam algo novo.
Segundo a pesquisa, ser inteligente ou possuir talento em alguma coisa não é garantia de destaque no futuro. O importante é que a criança tenha consciência de que com perseverança ela pode se tornar inteligente e chegar ao sucesso. E, para isso, ela deve ser sempre motivada por esse caminho pelos pais e seus cuidadores.
O blog Macetes de Mãe separou algumas dicas sobre como se incentivar uma criança a sempre tentar e aprender. Confira abaixo!
- Supervisione os elogios. Sempre enalteça o esforço da criança em não ter desistido e em ter chegado ao resultado.
- Reforce que a inteligência não vem sem dedicação, que ela não é uma condição natural.
- Mesmo quando a criança errar, enfatize que o importante é sempre tentar e explique que nem sempre tudo dá certo.
- Reforce que a criança conseguiu ter sucesso na atividade porque se dedicou ao estudo e teve concentração. Caso encontre algum erro, não o aponte como algo ruim, mas ofereça alternativas para a correção.
- Elogie a estratégia usada pela criança para conseguir realizar tal tarefa.
- Conte histórias de pessoas e familiares que conseguiram o que desejavam a partir de muito esforço e dedicação.
Veja mais:
- Crianças holandesas são as mais felizes do mundo?
- ‘Participação dos avós deve ser cuidadosa e respeitosa’
- Slow-Parenting, ou ‘Pais sem Pressa’, propõe criação sem pressão
Com informações de Macetes de Mãe.