Escadaria histórica do centro de POA é revitalizada

Organizado pelo grupo POA Cidade Criativa, ação acontece neste sábado, dia 19

Coletivo pretende revitalizar entorno da Escadaria João Manoel

Construída no final da década de 1920 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura anos depois, a escadaria localizada na rua João Manoel, no centro da cidade, já foi um ponto turístico e histórico de Porto Alegre. Hoje, após o descaso das recentes administrações municipais, o local está abandonado e deteriorado.

Por conta da indiferença do poder público com a história do lugar, o coletivo POA Cidade Criativa organiza para este sábado, dia 19, a revitalização dos importantes degraus. A ação tem início a partir das 9h e é aberta para toda a comunidade porto-alegrense.

A proposta do grupo é fazer as intervenções relacionadas a arte urbana ou graffiti em volta do local, não na escadaria em si. Além das laterais, há a sugestão de tornar a parte onde há uma bifurcação em um palco para teatro de rua. Para recuperar o patrimônio, o coletivo depende da secretaria de cultura municipal, que deve elaborar um projeto que respeite o monumento histórico, porém, segundo o portal Sul 21, a arquiteta responsável por essa área está de licença.