Escreva uma carta e ajude pessoas que tiveram seus direitos violados
O fotógrafo Sérgio Andrade da Silva foi atingido por um disparo de bala de borracha na fatídica noite de 13 de junho de 2013, enquanto cobria mais um protesto contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo. Nesse dia, Sérgio perdeu a visão do olho esquerdo. Isso fez com que ele ficasse três meses sem trabalhar.
Essa foi só uma das violências que praticaram com o fotógrafo. A outra é que até agora ele não recebeu sequer um pedido de desculpa oficial ou qualquer reparação financeira pelo dano sofrido. Contra esse tipo de injustiça, a Anistia Internacional organiza até o dia 14 de dezembro a Maratona de Cartas Escreva por Direitos, uma campanha de solidariedade para que violações de direitos humanos sejam divulgadas e levadas à justiça. A ideia é enviar cartas às autoridades denunciando iniquidades.
- Em vídeo ao lado de ativistas negros, mãe de João Pedro cobra justiça
- 100 mil pessoas pedem exoneração de Camargo da Fundação Palmares
- Passo a passo no Google ajuda pessoas trans a retificar o nome
- ‘Jean sai do país como um herói’, diz deputado David Miranda
A história de Sérgio foi uma das selecionadas para ser divulgada este ano. Para ajudá-lo, basta você enviar uma carta ao governador Geraldo Alckmin pedindo para que o fotógrafo seja indenizado e que seu caso seja investigado. Assine a carta aqui.
A campanha também se sensibiliza com outras causas, como a da Comunidade do Charco, no Maranhão. Lá, os quilombolas ainda aguardam a titulação definitiva de suas terras. Conheça aqui outras comunidades e indivíduos que você pode ajudar.
As palavras têm poder
Em 2013, a campanha enviou mais de dois milhões de cartas assinadas por moradores de mais de 80 países. Dos casos selecionados na campanha, duas pessoas foram libertadas já no início de 2014. Neste ano, além do Brasil, mais de 90 países estão se mobilizando.
Dúvidas ou mais informações escreva para [email protected]