Evento para gestantes cria ‘espaço do papai’ com ‘chopp gelado’

O panfleto de divulgação de uma feira com artigos para “gestantes, bebês e crianças” gerou polêmica nas redes sociais. Na última quarta-feira, dia 17 de janeiro, a professora de inglês Maria Beatriz fez um post criticando a forma como o evento se organizou para receber as famílias: “Espaço do papai: um cantinho especial para os pais que quiserem esperar tomando um chopp geladíssimo”.

“É sobre uma feira de produtos pra bebês e gestantes. Lá os bonitões podem esperar e tomar chopp geladinho no “espaço do papai”. Enquanto isso, as mulheres, em grande parte gestantes, sozinhas, ficam de pé, andam (provavelmente carregando sacolas pesadas) e têm toda a gastura de comprar produtos pra um(a) filho (a) que – pasmem – também é deles! Eventão, hein?”. escreveu Maria.

Com mais de 5 mil likes e 2 mil compartilhamentos, ela dividiu sua critica em três etapas. Primeiro Maria defendeu o fato de que fazer marketing não é desculpa para reproduzir discursos incoerentes. “É até difícil acreditar que exista gente nos comentários que acha que, só porque a intenção é vender o máximo possível, tá tudo bem, vale tudo”.

Gente, a raiva que esse panfleto me fez hoje… É sobre uma feira de produtos pra bebês e gestantes (cortei o nome e os…

Posted by Maria Beatriz on Wednesday, January 17, 2018

Em segundo lugar, a professora reforça que cada casal tem sua dinâmica, mas que destacar esse “serviço” como algo que seria aceito ou compreendido por todos é um erro. “Tem a ver com a forma como nossa sociedade concebe o que é ser pai e o que é ser mãe”, explicou.

Para finalizar, ela endossa que o problema não é se um casal, no seu particular, resolve que o pai vai tomar a cerveja ou se a mãe vai tomar a cerveja.

“O problema é o discurso que o evento adotou, como se a participação do pai na preparação da chegada do bebê fosse “opcional”, enquanto a mãe necessariamente seria a que cuidaria de tudo. Não estou criticando a dinâmica de um ou dois casais, mas sim a representação que a sociedade tem do que é a paternidade”.

O Catraquinha sempre buscar trazer conteúdos que combatam o machismo, seja em ambiente familiar ou no espaço publico. E, para uma sociedade menos sexista e mais igualitária para mulheres, é fundamental que os homens também se proponham a essa transformação.

Thiago Queiroz, do site Paizinho Vírgula!, aborda esse assunto em muitos de seus vídeos. Em um deles ele fala sobre “Machismo e criação dos filhos”. Nós recomendamos, assista abaixo.

Leia mais

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …