Evento para gestantes cria ‘espaço do papai’ com ‘chopp gelado’

O panfleto de divulgação de uma feira com artigos para “gestantes, bebês e crianças” gerou polêmica nas redes sociais. Na última quarta-feira, dia 17 de janeiro, a professora de inglês Maria Beatriz fez um post criticando a forma como o evento se organizou para receber as famílias: “Espaço do papai: um cantinho especial para os pais que quiserem esperar tomando um chopp geladíssimo”.

“É sobre uma feira de produtos pra bebês e gestantes. Lá os bonitões podem esperar e tomar chopp geladinho no “espaço do papai”. Enquanto isso, as mulheres, em grande parte gestantes, sozinhas, ficam de pé, andam (provavelmente carregando sacolas pesadas) e têm toda a gastura de comprar produtos pra um(a) filho (a) que – pasmem – também é deles! Eventão, hein?”. escreveu Maria.

Com mais de 5 mil likes e 2 mil compartilhamentos, ela dividiu sua critica em três etapas. Primeiro Maria defendeu o fato de que fazer marketing não é desculpa para reproduzir discursos incoerentes. “É até difícil acreditar que exista gente nos comentários que acha que, só porque a intenção é vender o máximo possível, tá tudo bem, vale tudo”.

Gente, a raiva que esse panfleto me fez hoje… É sobre uma feira de produtos pra bebês e gestantes (cortei o nome e os…

Posted by Maria Beatriz on Wednesday, January 17, 2018

Em segundo lugar, a professora reforça que cada casal tem sua dinâmica, mas que destacar esse “serviço” como algo que seria aceito ou compreendido por todos é um erro. “Tem a ver com a forma como nossa sociedade concebe o que é ser pai e o que é ser mãe”, explicou.

Para finalizar, ela endossa que o problema não é se um casal, no seu particular, resolve que o pai vai tomar a cerveja ou se a mãe vai tomar a cerveja.

“O problema é o discurso que o evento adotou, como se a participação do pai na preparação da chegada do bebê fosse “opcional”, enquanto a mãe necessariamente seria a que cuidaria de tudo. Não estou criticando a dinâmica de um ou dois casais, mas sim a representação que a sociedade tem do que é a paternidade”.

O Catraquinha sempre buscar trazer conteúdos que combatam o machismo, seja em ambiente familiar ou no espaço publico. E, para uma sociedade menos sexista e mais igualitária para mulheres, é fundamental que os homens também se proponham a essa transformação.

Thiago Queiroz, do site Paizinho Vírgula!, aborda esse assunto em muitos de seus vídeos. Em um deles ele fala sobre “Machismo e criação dos filhos”. Nós recomendamos, assista abaixo.

Leia mais

1 / 8
1
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
2
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
3
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
4
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
5
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
6
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
7
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
8
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …