Publicitário encontra câmera filmando tudo em Airbnb que alugou

Denúncia de espionagem no Airbnb ganhou repercussão nas redes sociais; entenda o caso

Hospedado em um apartamento alugado pelo Airbnb na cidade de Campinas (SP), o publicitário Mateus Bandeira, 28 anos, andava pela acomodação quando foi surpreendido por um detalhe inconveniente: em um relógio próximo à cama da quitinete reparou na existência de um aparelho “espião.

Aquilo chamou sua atenção e Mateus resolveu compartilhar o incidente em sua conta Tik Tok, gerando mais de 5 milhões de visualizações e uma série de relatos sobre situações semelhantes.

Morador de Mogi Guaçu, Mateus viajou à cidade para assistir ao show do cantor Jão, ocorrido em 29 de outubro. A ideia, segundo entrevista ao Uol, era ter um lugar para descansar depois da apresentação que acabara de madrugada. Foi em uma rápida inspeção, ao chegar no local, que descobriu o inconveniente. “Depois de algum tempo no apartamento, me lembrei de um vídeo que tinha visto recentemente no TikTok sobre câmeras escondidas em espaços locados, foi quando pensei em fazer uma inspeção. Liguei a lanterna do celular, direcionei para uma tela de TV que estava em frente à cama e abaixo dela havia uma espécie de roteador, com um relógio digital em cima. Pensei que fosse um relógio comum, mas ao direcionar a lanterna do celular, fui surpreendido com uma câmera”, explicou.

Foi então que Mateus se deparou com um “sensor infravermelho” da câmera, indicando a possível presença de outros equipamentos espiões no apartamento. Diante da situação, o hóspede tomou as providências necessárias, desligando os aparelhos eletrônicos das tomadas e cobrindo-os com toalhas e lençóis, enquanto se arrumava pra o show.

Episódio de espionagem causou indignação nas redes sociais – Reprodução/TikTok
Episódio de espionagem causou indignação nas redes sociais – Reprodução/TikTok

“Em uma pesquisa rápida no Google encontrei exatamente o mesmo relógio para vender em diversos sites, senti um profundo desespero e a impressão de que estava sendo vigiado o tempo todo. (…) Não curti o show como gostaria, fiquei imaginando que alguém poderia entrar no apartamento enquanto eu não estava lá, furtar minhas coisas ou algo nesse sentido. É muito ruim se programar financeiramente para viver uma experiência feliz e viver momentos aterrorizantes, em que senti minha privacidade violada”, afirma Mateus.

De volta à quitinete após o show, Mateus procurou contato com o Airbnb para relatar a situação. Também fez um Boletim de Ocorrência e produziu mais alguns vídeos no TikTok com o objetivo de informar outros hóspedes sobre possíveis aparelhos de espionagem. “No dia posterior ao ocorrido, no domingo à noite, decidi compartilhar o conteúdo para auxiliar outras pessoas que poderiam estar passando pela mesma situação que eu, e que muitas vezes tenham sido gravadas sem ao menos notar”.

Em nota à Catraca Livre, o Airbnb informou que desativou o anúncio do apartamento e o perfil do anfitrião enquanto avalia o caso.

“Em relação ao caso mencionado, o Airbnb informa que desativou o anúncio correspondente à acomodação para reservas e o perfil do anfitrião enquanto avalia o ocorrido.

Segurança é prioridade para o Airbnb, que trabalha constantemente para oferecer as mais atualizadas ferramentas de segurança aos seus usuários. Para ajudar anfitriões e hóspedes a ficarem tranquilos, medidas de segurança como câmeras de vigilância e dispositivos de monitoramento de ruído são permitidos, desde que sejam claramente divulgados na descrição do anúncio e não infrinjam a privacidade de outra pessoa. Dispositivos de gravação nunca são permitidos em banheiros ou quartos. As regras sobre dispositivos se aplicam a todas as câmeras, dispositivos de gravação, dispositivos inteligentes e dispositivos de monitoramento.

O Airbnb condena qualquer postura ou atitude que comprometa a dignidade humana, viole a privacidade de seus usuários ou que contrarie as leis vigentes. A plataforma possui regras e Termos de Serviço e quaisquer violações estão sujeitas às medidas cabíveis, como suspensão da conta e/ou banimento na plataforma.”