Esporte Interativo usa meme homofóbico para ofender São Paulo FC
Os admiradores do bom esporte e do respeito mútuo tem motivos de sobra para ficarem decepcionados com o Esporte Interativo, veículo de comunicação que cobre os principais eventos desportivos do mundo.
Quando começou a partida do São Paulo contra o Bragantino, no Morumbi, na noite desta quarta-feira, 7, a conta oficial do veículo no Twitter utilizou um meme de um veado comendo pipoca.
A imagem incomodou torcedores do clube paulista e dirigentes, além de ter ofendido o público LGBT torcedor de futebol, uma vez que “ser veado” não é nenhum motivo de chacota.
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- 7 lugares para visitar no frio em São Paulo sem gastar muito
- Passeios turísticos que todo apaixonado por futebol deveria fazer
- 7 passeios em SP para quem gosta de futebol
Por conta da imagem, o São Paulo Futebol Clube decidiu se manifestar, repudiando a escolha do meme por parte do veículo:
“O São Paulo FC lamenta que uma emissora com o alcance e a ambição do Esporte Interativo, que sempre recebeu tratamento profissional e cordial de todos os profissionais do clube, permita-se uma ofensa como essa à nossa instituição e a nossos torcedores. Pior: que faça isso tomando carona na inaceitável e retrógrada muleta do pensamento homofóbico, que a emissora deveria tentar extirpar do futebol.
Tão logo tomou conhecimento do comentário feito pelo Esporte Interativo no Twitter, o SPFC entrou em contato para cobrar explicações e recebeu um pedido de desculpas e a explicação de um procedimento interno equivocado. O clube espera que o canal reveja sua postura para que esse episódio lamentável nunca mais se repita.
O São Paulo FC torce para que o episódio se trate de um equívoco humano, de uma infeliz coincidência, e que não tenha a ver com uma postura homofóbica”.
Em resposta, o Esporte Interativo admitiu a “infelicidade” ao utilizar o meme em questão e que não teve teve a intenção de ofender ninguém. Apesar de se desculpar com o clube e com a torcida, o veículo não se desculpou com o público LGBT.
“O Esporte Interativo sabe que esporte é para interagir. Fazer amigos. No futebol, a zoeira é tão essencial quanto o respeito, a educação e a tolerância são na vida de todos.
Uma postagem que fazemos em todos os jogos com gifs automáticos do Twitter com pessoas, animais e personagens “comendo pipoca” gerou mal entendido com o São Paulo FC e sua torcida. Lamentamos demais o ocorrido que jamais teve a intenção de desrespeitar, segregar ou menosprezar quem quer que fosse.
Fomos mal. Mas não fomos por mal. Aconteceu por acaso e poderia ter sido em qualquer partida de qualquer clube. Todas as desculpas do mundo para a instituição e sua torcida. Não foi a nossa intenção. Jamais será.
O esporte é para todos. O Esporte Interativo é feito por todos nós para todos vocês.”
- Veja também: