CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Estudo afirma que árvores mais velhas absorvem mais CO2 do que as novas

Descoberta carrega consigo a conclusão de que é mais válido preservar florestas do que derrubá-las e plantar novas árvores depois

Por: Redação

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Melbourne descobriu que as árvores velhas são melhores em armazenar o dióxido de carbono do que as mais jovens. O estudo revelou que as grandes árvores velhas são capazes de absorver a cada ano uma quantidade de CO2 equivalente a que árvores mais novas captam durante toda a vida.

shutterstock
Os australianos concluíram que o envelhecimento não prejudica a absorção de carbono. Pelo contrário.

A pesquisa foi publicada na revista científica Nature. Os professores responsáveis afirmam que o resultado quebra as suposições de que árvores vão parando de crescer depois de velhas e de que o envelhecimento diminui a capacidade de absorção de carbono. Mais que isso, mesmo que as árvores mais velhas possam morrer e devolver carbono para a atmosfera enquanto se decompõem, ainda enquanto velhas elas desempenham um papel fundamental no equilíbrio do CO2.

Para o estudo, a equipe de pesquisadores mediu o crescimento de 673.046 árvores pertencentes a 403 espécies de regiões tropicais, subtropicais e temperadas em seis continentes.

Via Inhabitat.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.