Estudo conclui que cachorros rejeitam quem trata mal seus donos
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Kyoto, no Japão, concluiu que cachorros que não gostam de pessoas que são más com os seus donos. Além disso, eles se recusam a aceitar comida oferecida por indivíduos que desprezam seus mestres. As informações são da ‘Revista Exame’.
Para concluir o estudo, foram analisados três grupos de 18 cachorros. Foi encenada uma dramatização em que os donos precisavam abrir uma caixa com comida. Nas três equipes, o proprietário do animal foi acompanhado por duas pessoas que o cão desconhecia.
No primeiro grupo, o dono pediu ajuda a um dos indivíduos, que recusou. Na segunda equipe, o proprietário pediu e recebeu auxílio de uma das pessoas. Em ambos os grupos, o terceiro indivíduo era neutro.
- Cachorros conseguem entender os humanos? Estudo faz descoberta
- Dr. Hato recebe felinos gigantes e exóticos em exposição
- Diadema celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans com exposição fotográfica
- Mulher é presa por maus-tratos de 53 cães no ES
Após o ensaio, as duas pessoas desconhecidas ofereceram comida para o cão. De acordo com os pesquisadores, os cachorros que viram os seus donos serem rejeitados, na maioria dos casos, escolhiam os alimentos oferecidos pelo observador que se manteve neutro.
Os animais que tiveram os donos ajudados e os cachorros que tem donos que não interagiram com outros indivíduos, não mostraram nenhuma preferência.
Leia a matéria completa.